LIVRO SEGUNDO
CAPÍTULO VII
VIDA ESPÍRITA
Centésima Quadragésima Segunda Parte.
RETORNO À VIDA CORPORAL
ESQUECIMENTO DO PASSADO
395 – PODEMOS TER ALGUMAS REVELAÇOES SOBRE NOSSAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES?
- Nem sempre. Muitos sabem, entretanto, o que foram e o que fizeram; se lhes fosse permitido dizê-lo abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado.
396 – CERTAS PESSOAS CRÊEM TER UMA VAGA LEMBRANÇA DE UM PASSADO DESCONHECIDO QUE SE LHES APRESENTA COMO A IMAGEM FUGIDIA DE UM SONHO QUE SE PROCURA EM VÃSO RETER. ESSA IDÉIA NÃO É UMA ILUSÃO?
- Algumas vezes é real; mas, freqüentemente, é uma ilusão contra a qual é preciso se colocar em guarda, porque pode ser o efeito de uma imaginação super excitada.
397 – NAS EXISTÊNCIAS CORPORAIS DE UMA NATUREZA MAIS ELEVADA QUE A NOSSA, A LEMBRANÇA DAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES É MAIS PRECISA?
- Sim, à medida que o corpo é menos material, lembra-se melhor. A lembrança do passado é mais clara para aqueles que habitam os mundos de uma ordem superior.
398 – AS TENDÊNCIAS INSTINTIVAS DO HOMEM, SENDO UMA REMINISCÊNCIA DO SEU PASSADO, SEGUE-SE QUE PELO ESTUDO DESSAS TENDÊNCIAS PODE CONHECER AS FALTAS QUE COMETEU?
- Sem dúvida, até um certo ponto; mas é preciso ter em conta o progresso que pode ter-se operado no Espírito e as resoluções que tomou no estado errante. A existência atual pode ser muito melhor do que a precedente.
- PODE SER PIOR? O HOMEM PODE COMETER EM UMA EXISTÊNCIA FALHAS QUE NÃO COMETEU NA PRECEDENTE?
- Isso depende de sua elevação. Se não sabe resistir às provas, ele pode ser arrastado a novas faltas, que são a conseqüência da posição que escolheu. Mas em geral, essas faltas acusam mais um estado estacionário que um estado retrógrado, porque o Espírito pode avançar ou parar, mas não recua.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário