sábado, 10 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

MATERIALISMO

Qüinquagésima Parte

147 – POR QUE OS ANATOMISTAS, OS FISIOLOGISTAS E, EM GERAL, AQUELES QUE SE APROFUNDAM NAS CIÊNCIAS NATURAIS SÃO, COM FREQÜENCIA, LEVADOS AO MATERIALISMO?

- O fisiologista narra tudo aquilo que vê. Orgulho dos homens que crêem tudo saber e não admitem que alguma coisa possa ultrapassar os seus conhecimentos. Sua própria Ciência os torna presunçosos; pensam que a Natureza não pode ocultar-lhes alguma coisa.

148 – NÃO É DE LAMENTAR QUE O MATERIALISMO SEJA UMA CONSEQÜÊNCIA DE ESTUDOS QUE DEVERIAM, AO CONTRÁRIO, MOSTRAR AO HOMEM A SUPERIORIDADE DA INTELIGÊNCIA QUE GOVERNA O MUNDO? É NECESSÁRIO CONCLUIR QUE ELES SÃO PERIGOSOS?

- Não é verdade que o materialismo seja uma conseqüência desses estudos; o homem é quem tira deles uma falsa conseqüência, porque ele pode abusar de tudo, mesmo das melhores coisas. O nada, aliás, os amedronta mais do que o demonstram, e os Espíritos fortes são, freqüentemente, mais fanfarrões que corajosos. No mais das vezes, são materialistas por não terem nada com que encher o vazio do abismo que se abre diante deles; Mostre-lhes uma âncora de salvação e a ela se agarrarão apressadamente.

(Por uma aberração da inteligência, há pessoas que não vêem nos seres orgânicos senão a ação da matéria a que atribuem todos os nossos atos. Não vêem no corpo humano senão a máquina elétrica; não estudaram o mecanismo da vida senão pelo funcionamento dos órgãos que viram se apagar, freqüentemente, pela ruptura de um fio, e não viram nada mais que esse fio. Pesquisaram se restava alguma coisa e como não encontraram mais que a matéria, que se tornara inerte, e não viram a alma escapar-se, não a puderam apanhar, concluíram que tudo estava nas propriedades da matéria e, assim, depois da morte o pensamento se aniquilava. Triste conseqüência se assim fora, porque então o bem e o mal não teriam finalidade. O homem teria razão em pensar só em si mesmo e em colocar, acima de tudo, a satisfação dos seus prazeres materiais. Os laços sociais se quebrariam e as mais santas afeições se romperiam para sempre. Felizmente, essas idéias estão longe de ser gerais; pode-se dizer que são muito circunscritas e não constituem mais que opiniões individuais, pois, em parte alguma, ainda não se constituíram em Doutrina. Uma sociedade apoiada sobre essas bases carregaria em si o germe da sua dissolução, e seus membros se entre - devorariam como animais ferozes.)

(CONTINUA AMANHÃ)

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