LIVRO SEGUNDO
MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO II
ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS
DA ALMA
MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO II
ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS
DA ALMA
Quadragésima Sétima Parte
136 - A ALMA É INDEPENDENTE DO PRINCÍPIO VITAL?
- O corpo não é senão um envoltório, repetimo-lo sem cessar.
- O CORPO PODE EXISTIR SEM A ALMA?
- Sim; todavia, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, não há ainda união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que depois que essa união está estabelecida, a morte do corpo rompe os laços que o unem à alma, e a alma o deixa. A vida a orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.
- QUE SERIA O NOSSO CORPO SE NÃO TIVESSE ALMA?
- Massa de carne sem inteligência, tudo o que desejardes, menos um homem.
137 – O MESMO ESPÍRITO PODE ENCARNAR EM DOIS CORPOS DIFERENTES AO MESMO TEMPO?
- Não, o Espírito é indivisível e não pode animar, simultaneamente, dois seres distintos (Ver em O Livro dos Médiuns, capítulo: Bi- corporeidade e transfiguração)
138 – QUE PENSAR DA OPINIÃO DAQUELES QUE CONSIDERAM A ALMA COMO O PRINCÍPIO DA VIDA MATERIAL?
- É uma questão de palavras que não a temos; começai por vós entenderdes mutuamente.
139 – CERTOS ESPÍRITOS, E ANTES DELES ALGUNS FILÓSOFOS, DEFINIRAM A ALMA COMO UMA CENTELHA ANÍMICA EMANADA DO GRANDE TODO; POR QUE ESSA CONTRADIÇÃO?
- Não há contradição; depende da significação das palavras. Por que não tendes uma palavra para cada coisa?
(A palavra ALMA é empregada para designar coisas muito diferentes. Alguns chamam assim o princípio da vida e, nesta significação, é exato dizer, em sentido figurado, que a ALMA é uma centelha anímica emanada do grande Todo. Essas últimas palavras indicam a fonte universal do princípio vital, de onde cada ser absorve uma porção, e que, depois da morte, retorna à massa. Essa idéia não exclui a de um ser moral distinto, independente da matéria e que conserva a sua individualidade. È a esse ser que nós, igualmente, chamamos ALMA e é nessa significação que podemos dizer que a ALMA é um Espírito encarnado. Dando à palavra ALMA definições diferentes, os Espíritos falam segundo a aplicação que fazem dela, e segundo as idéias terrestres de que estão ainda mais ou menos imbuídos. Isso decorre da insuficiência da linguagem humana que não tem uma palavra para cada idéia, tornando-se a fonte de uma multidão de enganos e discussões. Eis porque os Espíritos superiores nos dizem que nos entendamos primeiro acerca das palavras.)
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário