AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO TERCEIRO
CRIAÇÃO
Décima Terceira Parte
POVOAMENTO DA TERRA – ADÃO
50 – A ESPÉCIE HUMANA COMEÇOU POR UM SÓ HOMEM?
50 – A ESPÉCIE HUMANA COMEÇOU POR UM SÓ HOMEM?
- Não: aquele a quem chamais de Adão não foi o primeiro, nem único que povoou a Terra.
51 – PODEMOS SABER EM QUE ÉPOCA VIVEU ADÃO.
- Mais ou menos na que assinalais: aproximadamente 4000 anos antes de CRISTO.
(O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi um dos que sobreviveram, em certo país, após alguns dos grandes cataclismos que, em épocas diversas, perturbaram a superfície do globo e veio a ser o tronco de uma das raças que hoje o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, constatados muito tempo antes de CRISTO, tenham-se cumprido em alguns séculos. Se o homem não estivesse sobre a Terra senão depois da época assinalada para a existência de Adão. Alguns consideram, e com muita razão, Adão como um mito ou uma alegoria, personificando as primeiras idades do mundo.)
DIVERSIDADE DAS RAÇAS HUMANAS
52 – DE ONDE VÊM AS DIFERENÇAS FISÍCAS E MORAIS QUE DISTINGUEM AS VARIEDADES DE RAÇAS HUMANAS SOBRE A TERRA?
- Do clima, da vida e dos costumes. O mesmo ocorre com dois filhos da mesma mãe que, educados um longe do outro e diferentemente, não se assemelham em nada quanto ao moral.
53 – O HOMEM NASCEU SOBRE DIVERSOS PONTOS DO GLOBO?
- Sim, e em épocas diversas, e isso é uma das causas da diversidade de raças; depois os homens, em se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram os novos tipos.
- ESSAS DIFERENÇAS CONSTITUEM ESPÉCIES DISTINTAS?
- Certamente que não, todos são da mesma família; as diferentes variedades de um mesmo fruto impedem que pertençam à mesma espécie?
54 – SE A ESPÉCIE HUMANA NÃO PROCEDE DE UM SÓ,OS HOMENS DEVEM DEIXAS POR ISSO DE SE RECONHECEREM COMO IRMÃOS?
- Todos os homens são irmãos em DEUS, porque são animados pelo espírito e tendem ao mesmo fim. Quereis sempre tomar as palavras, literalmente.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário