domingo, 8 de novembro de 2009

ESPIRITISMO NO BRASIL

26ª Parte

TRECHOS DO LIVRO

“A DOUTRINA ESPÍRITA
COMO
FILOSOFIA TEOGÔNICA”


No Oriente, a caridade e pluralidade de existências foram duas colunas em que assentou a Doutrina dos brâmanes e do Buda. E nem por já ter aquele curso forçado em todos os países aonde chegou a estupenda civilização bramânica, se poderá dizer que o CRISTO foi plagiário. Os princípios eternos são dados por intuição ao homem, diz Santo Agostinho, e confirma-o a mais trivial observação na ordem seguida pela revelação Divina. Há, porém, para cada um, tempo marcado pelo progresso humano, para passar da ordem de simples intuição à ordem de lei humana. E aquele que fez essa transformação foi o ministro do Senhor.

O CRISTO foi, portanto, quem fez germinar a semente da caridade, lançada à Terra desde o principio da Humanidade; como o Espiritismo está fazendo germinar a semente das vidas sucessivas, que a Humanidade só agora está em condições de compreender, não em si, porque não há nada mais compreensível, mas em suas relações, no plano teogônico a que serve de pedra angular, o que reclama muito mais fina compreensão. A antiguidade, pois, não exclui a novidade de uma idéia teogônica, visto que todas foram dadas intuitivamente ao homem, desde a sua criação.

III – Creio em DEUS Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra. Creio em JESUS CRISTO, seu dileto Filho, Nosso Senhor e Redentor. Creio que a Igreja foi instituída por ELE para ensinar sua santa Doutrina e que é assistida pelo Espírito Santo nesse santíssimo mister. Creio na comunhão dos Santos, na ressurreição da carne, na vida eterna.

(continua amanhã)

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