sexta-feira, 15 de maio de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

Capitulo primeiro

PEQUENACONFERÊNCIA ESPÍRITA

Primeiro diálogo – O CRÍTICO

Décima Segunda Parte

Visitante – Mas, enfim, é preciso um começo para tudo. O iniciante, que é uma tabula rasa, que não viu nada, mas que quer se esclarecer, como pode fazê-lo se vós, para isso, não lhe dais os meios?

A.K. – Eu faço uma grande diferença entre o incrédulo por ignorância e o incrédulo sistemático. Quando vejo em alguém disposições favoráveis, nada me custa esclarecê-lo. Mas há pessoas em que o desejo de se instruir não é senão uma aparência: com estes perde-se tempo, porque se eles não encontram imediatamente o que tem o ar de procurar, e que talvez os descontentariam encontrar, o pouco que vêem é insuficiente para destruir suas prevenções.è inútil lhes fornecer oportunidade porque elas a julgam mal e a fazem objeto de zombaria.

Àquele que deseja se instruir, direi: “Não se pode fazer um curso de Espiritismo experimental como se faz um curso de física ou de química, já que não se é jamais senhor para produzir os fenômenos à vontade, e que as inteligências que lhes são agentes, frustram freqüentemente todas as nossas previsões. O que vós poderíeis ver acidentalmente, não apresentando nenhuma continuidade, nenhuma ligação necessária, seria pouco inteligível para vós. Instruí-vos, primeiro, pela teoria; lede e meditai os livros que tratam dessa ciência, ali aprendereis seus princípios, encontrareis a descrição de todos os fenômenos, compreendereis sua possibilidade pela explicação que é dada, e pela narração de uma multidão de fatos espontâneos, dos quais podeis ter sido testemunhas sem o saber e que vos tornarão à memória. Vós vos edificareis sobre todas as dificuldades que podem se apresentar e formareis, assim, uma primeira convicção moral. Então, quando se apresentarem as circunstâncias de ver e de operar por vós mesmo, compreendereis, qualquer que seja a ordem pela qual os fatos se apresentem, porque não vos será estranho.

Eis, senhor, o que aconselho a quem diz querer se instruir, e, pela sua resposta, é fácil de se ver se tem outra coisa além da curiosidade.

(Fim do Primeiro Diálogo – Copilado do livro “O Que é o Espiritismo”).

Nenhum comentário: