ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
CAPÍTULO II
PENAS E GOZOS FUTUROS
PARAISO, INFERNO E PURGATÓRIO
Trecentésima Qüinquagésima Oitava Parte.
1011 – UM LUGAR CIRCUNSCRITO NO UNIVERSO ESTÁ DESTINADO ÀS PENAS E AOS GOZOS DOS ESPÍRITOS, SEGUNDO SEUS MÉRITOS?
- Já respondemos a essa questão. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos. Cada um possui em si mesmo o principio de sua própria felicidade ou infelicidade, e como eles estão por toda a parte, nenhum lugar circunscrito, nem fechado, não está destinado a um antes que a outro. Quanto aos Espíritos encarnados, são mais ou menos felizes ou infelizes, conforme o mundo que eles habitem mais ou menos avançado.
- SEGUNDO ISSO, O INFERNO E O PARAISO NÃO EXISTIRIAM TAL COMO O HOMEM O REPRESENTA?
- Não são senão figuras: há por toda a parte Espíritos felizes e infelizes. Entretanto, como também já o dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem se reunir onde querem, quando são perfeitos.
(A localização absoluta dos lugares de penas e recompensas não existe senão na imaginação do homem. Provém da tendência a MATERIALIZAR e a CIRCUNSCREVER as coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita.)
1012 – QUE SE DEVE ENTENDER PELO PURGATÓRIO?
- Dores físicas e morais; é o tempo da expiação. Quase sempre é sobre a Terra que fazeis vosso purgatório e que DEUS vos faz expiar vossas faltas.
( O que o homem chama purgatório é também um figura pela qual se deve entender, não um lugar determinado qualquer, mas o estado dos Espíritos imperfeitos que estão em expiação até a purificação completa que os deve elevar ao nível dos Espíritos bem-aventurados. Essa purificação, operando-se nas diversas encarnações, o purgatório consiste nas provas da vida corporal.)
CONTINUA AMANHÃ
Nenhum comentário:
Postar um comentário