segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO V

V. – LEI DE DESTRUIÇÃO

DESTRUIÇÃO NECESSÁRIA E DESTRUIÇÃO ABUSIVA

Duzentéssima Quadragésima Oitava Parte.

728 – A DESTRUIÇÃO É UMA LEI DA NATUREZA?

- É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar, porque o que chamais destruição não é senão uma transformação que tem por objetivo a renovação e melhoramento dos seres vivos.

- O INSTINTO DE DESTRUIÇÃO TERIA, ASSIM, SIDO DADO AOS SERES VIVOS COM OBJETIVOS DE PROVIDÊNCIAS?

- As criaturas de DEUS são os instrumentos dos quais ele se serve para atingir seus fins. Para se nutrirem, os seres vivos se destroem entre si, e isso com o duplo objetivo de manter o equilíbrio na reprodução, que poderia vir a ser excessiva, e de utilizar os restos do envoltório exterior. Mas, sempre, não é senão esse envoltório que é destruído; e esse envoltório não é senão o acessório e não a parte principal é o principio inteligente que é indestrutível e que se elabora nas diferentes metamorfoses que sofre.

729 – SE A DESTRUIÇÃO É NECESSÁRIA PARA A REGENERAÇÃO DOS SERES, POR QUE A NATUREZA OS CERCA DE MEIOS DE PRESERVAÇÃO E DE CONSERVAÇÃO?

- Para que a destruição não chegue antes da época necessária. Toda destruição antecipada entrava o desenvolvimento do principio inteligente. Por isso, DEUS deu a cada ser a necessidade de viver e de se reproduzir.

730 – VISTO QUE A MORTE DEVE NOS CONDUZIR PARA UMA VIDA MELHOR, QUE NOS LIVRA DOS MALES DESTA, E QUE, ASSIM, ELA ESTÁ MAIS PARA SER DESEJADA QUE TEMIDA, POR QUE O HOMEM TEM DELA UM HORROR INSTINTIVO QUE A FAZ TEMÊ-LA?

- Já o dissemos, o homem deve procurar sua vida para cumprir sua tarefa. Por isso, DEUS lhe deu o instinto de conservação que o sustem das provas, e sem o qual se deixaria muito freqüentemente, levar ao desencorajamento. A voz secreta que o faz repelir a morte lhe diz que ele pode ainda fazer alguma coisa para seu adiantamento. Quando um perigo o ameaça, é uma advertência para que aproveite a moratória que DEUS lhe concede. Mas ingrato, rende, mais freqüentemente, graças à sua estrela que ao seu Criador.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: