quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO I

DIVISÃO DA LEI NATURAL


O BEM E O MAL

Duzentéssima Vigésima Terceira Parte.

647 – TODA LEI DE DEUS ESTÁ CONTIDANA MÁXIMA DE AMOR AO PRÓXIMO ENSINADA POR JESUS?

- Certamente, essa máxima encerra todos os deveres dos homens entre si. Mas é preciso mostrar-lhes a aplicação, de outra forma eles podem negligenciá-la, como o fazem hoje.Aliás, a Lei Natural compreende todas as circunstâncias da vida e essa máxima não é dela senão uma parte. Os homens necessitam de regras precisas, pois os preceitos gerais e muito vagos deixam muitas portas abertas à interpretação.

648 – QUE PENSAIS DA DIVISÃO DA LEI NATURAL EM DEZ PARTES, CORRESPONDENDO AS LEIS SOBRE A ADORAÇÃO, O TRABALHO, A REPRODUÇÃO, A CONSERVAÇÃO, A DESTRUIÇÃO, O PROGRESSO, A IGUALDADE, A LIBERDADE, ENFIM, A DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE CARIDADE?

- Essa divisão da Lei de DEUS em dez partes é a de Moisés e pode abranger todas as circunstâncias da vida, o que essencial. Podes, pois, segui-la, sem que ela tenha por isso nada de absoluto, não mais que todos os outros sistemas de classificação que dependem do ponto de vista sob o qual se considera uma coisa. A última Lei é a mais importante: é por ela que o homem pode avançar mais na vida espiritual, porque ela resume todas as outras.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: