sábado, 11 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO X


OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Centésima Nonagésima Sétima Parte.


567 – OS ESPÍRITOS SE MISTURAM, ALGUMAS VEZES, EM NOSSAS OCUPAÇÕES E EM NOSSOS PRAZERES?

- Os Espíritos vulgares, como dizes, sim. Estes estão sem cessar ao redor de vós e tomam, no que fazeis, uma parte, algumas vezes, muito ativa, segundo sua natureza. Isso é necessário para impelir os homens nos diferentes caminhos da vida, excitar ou moderar suas paixões.

(Os Espíritos se ocupam das coisas deste mundo em razão da sua elevação ou inferioridade. Os Espíritos superiores têm, sem dúvida, a faculdade de considerá-las em seus menores detalhes, mas eles não o fazem senão naquilo que é útil ao progresso. Só os Espíritos inferiores ligam uma importância relativa às lembranças que estão ainda presentes em sua memória e às idéias materiais que não estão ainda apagadas.)

568 – OS ESPÍRITOS QUE TÊM MISSÕES A CUMPRIR, AS CUMPREM NO ESTADO ERRANTE OU NO ESTADO DE ENCARNAÇÃO?

- Eles podem tê-las em um ou outro estado; para certos Espíritos errantes, é uma grande ocupação.

569 – EM Q\UE CONSISTEM AS MISSÕES DE QUE PODEM ESTAR ENCARREGADOS OS ESPÍRITOS ERRANTES?

- Elas são variadas que seria impossível de descrevê-las, além de que não podeis compreender. Os Espíritos executam a vontade de DEUS e não podeis penetrar todos os seus desígnios.

(As missões dos Espíritos têm sempre o bem por objeto. Seja como Espíritos, seja como homens, eles estão encarregados de ajudar o progresso da humanidade, dos povos ou dos indivíduos, em círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais, de preparar os caminhos para certos acontecimentos, de velar pelo cumprimento de certas coisas. Alguns têm missões mais restritas e de alguma sorte pessoais ou locais, como assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se fizeram guias protetores, de dirigi-los pelos seus conselhos ou pelos bons pensamentos que lhes sugerem. Pode-se dizer que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a vigiar, seja no mundo físico, seja no mundo moral. O Espírito avança segundo a maneira pela qual ele cumpre sua tarefa,)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: