EMANCIPAÇÃO DA ALMA
Centésima Octogésima Quarta Parte.
INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA VIDA.
525 – OS ESPÍRITOS EXERCEM UMA INFLUÊNCIA SOBRE OS ACONTECIMENTYOS DA VIDA?
- Seguramente, visto que te aconselham.
- ELES EXERCEM ESSA INFLUÊNCIA DE OUTRO MODO QUE PELOS PENSAMENTOS QUE SUGEREM, QUER DIZER, ELES TÊM UMA AÇÃO DIRETA SOBRE O CUMPRIMENTO DAS COISAS?
- Sim; mas eles não agem, nunca, fora das leis da Natureza.
(Imaginamos injustamente que a ação dos Espíritos não deve se manifestar senão por fenômenos extraordinários. Quiséramos que nos viessem ajudar por meio de milagres e nós os representamos sempre armados de uma varinha mágica. Não é assim; eis porque sua intervenção nos parece oculta e o que se faz com seu concurso nos parece muito natural. Assim, por exemplo, eles provocarão a reunião de duas pessoas que parecerão se reencontrar por acaso; eles inspirarão a alguém o pensamento de passar por tal lugar; eles chamarão sua atenção sobre tal ponto, se isso deve causar o resultado que querem obter; de tal sorte que o homem, não crendo seguir senão seu próprio impulso conserva sempre o seu livre-arbítrio.)
526 – TENDO OS ESPÍRITOS UMA AÇÃO SOBRE A MATÉRIA, PODEM PROVOCAR CERTOS EFEITOS PARA QUE SE CUMPRA UM ACONTECIMENTO? POR EXEMPLO, UM HOMEM DEVE PERECER: ELE SOBE EM UMA ESCADA, A ESCADA SE QUEBRA E O HOMEM SE MATA; SÃO OS ESPÍRITOS QUE FAZEM A ESCADA QUEBRAR PARA CUMPRIR O DESTINO DESSE HOMEM?
- è bem verdade que os Espíritos têm uma ação sobre a matéria, mas para o cumprimento das leis da Natureza e não para derrogá-las, fazendo surgir no momento oportuno um acontecimento inesperado e contrário a essas leis. No exemplo que sitas, a escada se rompe porque ela estava carcomida ou não bastante forte para suportar o peso do homem. Se estava no destino desse homem perecer dessa maneira, eles lhe inspirarão o pensamento de subir por essa escada, que deverá se romper sob seu peso, e sua morte terá lugar por um efeito natural, sem que seja necessário fazer um milagre para isso.
(CONTINUA AMANHÃ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário