Certamente
estas palavras se referem a alguma necessidade sua.
Mas isso só você saberá entender.
Mas isso só você saberá entender.
A
natureza atribui tudo a si, em proveito seu peleja a porfia.
A
graça, porém, atribui tudo a Deus, de quem tudo dimana como de sua origem;
nenhum bem atribui a si com arrogante presunção, não questiona, nem prefere a
sua opinião à dos outros, mas em todo juízo e parecer se sujeita à sabedoria
eterna e ao divino exame.
A
natureza deseja saber segredos e ouvir novidades, quer exibir-se em público e
experimentar muitas coisas pelos sentidos; deseja ser conhecida e fazer aquilo
donde lhe resultem louvor e admiração.
A
graça não cuida de novidades e curiosidades, porque tudo isso nasce da
corrupção antiga, pois nada há de novo e estável sobre a terra.
Ensina,
pois, a refrear os sentidos, a evitar a vã complacência e ostentação, a ocultar
humildemente o que provoque admiração e louvor, busca em todas as coisas e
ciências proveito espiritual e a honra e glória de Deus.
Não
quer que a louvem, nem às suas obras, mas que Deus seja bendito em seus dons,
que ele prodigaliza a todos por mera bondade. ( Dos diversos movimentos da
natureza e da graça)
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