O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULo 22
NÃO
SEPAREIS O QUE DEUS UNIU
Indissolubilidade
do casamento
O
divórcio
O DIVÓRCIO
5. O divórcio é uma lei humana que tem por objetivo separar
legalmente o que, de fato, já está separado. O divórcio não contraria a Lei de
Deus, uma vez que apenas corrige o que os homens fizeram e se aplica apenas aos
casos em que foi desconsiderada a lei divina. Se fosse contrário a essa lei, a
própria Igreja seria forçada a considerar como prevaricadores* aqueles dentre seus
chefes que, por sua própria autoridade e em nome da religião, impuseram o divórcio
em mais de uma ocasião. E dupla seria a prevaricação, porque, nesses casos, foi
unicamente com vista aos interesses temporais e não para satisfazer à lei de
amor.
Porém, nem mesmo Jesus consagrou a indissolubilidade
absoluta do casamento. Ele disse que: Foi
devido à dureza de vossos corações que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres. Isto significa
que, desde os tempos de Moisés, quando a afeição mútua não fosse o único motivo
do casamento, a separação poderia tornar-se necessária.
Mas acrescenta: Isso
não foi assim desde o princípio; ou seja, que no início da Humanidade,
quando os homens ainda não estavam pervertidos pelo egoísmo e pelo orgulho e
que viviam segundo a Lei de Deus, as uniões fundadas sobre simpatia e não sobre
a vaidade ou a ambição não davam motivo ao repúdio. Jesus vai mais longe e
especifica o caso em que o repúdio pode ocorrer: o de adultério. Todavia, sabemos
que o adultério não existe onde reina uma afeição mútua e sincera. Jesus
proíbe, é bem verdade, a todo homem poder casar-se com a mulher repudiada, mas
é preciso considerar os costumes e o caráter dos homens daquela época. A lei
mosaica, nesse caso, prescrevia a morte para a mulher adúltera, pelo
apedrejamento. Querendo abolir um costume bárbaro como esse, seria preciso
naturalmente uma penalidade que o substituísse.
Jesus a encontra na proibição do casamento com a adúltera,
considerando-o desonroso. Era, de qualquer maneira, uma lei civil substituída
por outra lei civil, mas que, como todas as leis dessa natureza, deveria sofrer
a prova do tempo.
* N. E. - Prevaricador/Prevaricação: que falta ao dever;
(neste caso) adúltero.
CONTINUA
AMANHA
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