domingo, 1 de maio de 2016

MOMENTO DE REFLEXÃO



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAPÍTULO   10

BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS
Perdoai para que Deus vos perdoe    
Reconciliar-se com seus adversários
O sacrifício mais agradável a Deus • O argueiro• e a trave• no olho
Não julgueis para não serdes julgados
Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra
Instruções dos Espíritos: O perdão das ofensas
A indulgência • É permitido repreender os outros?
Observar as suas imperfeições? Divulgar o mal alheio?


INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
A INDULGÊNCIA
Joseph, Espírito Protetor - Bordeaux, 1863.
Quando perdoardes aos vossos irmãos, não vos contenteis em estender o véu do esquecimento sobre suas faltas. Esse véu é, muitas vezes, bastante transparente aos vossos olhos, e é preciso acrescentar-lhe o amor ao mesmo tempo em que o perdão. Fazei por eles o que pediríeis que vosso Pai Celeste fizesse por vós. Trocai a cólera que desonra pelo amor que purifica. Pregai e exemplificai essa caridade ativa, incansável, que Jesus vos ensinou. Pregai como Ele próprio fez durante o tempo em que viveu na Terra, visível aos olhos do corpo, e como ainda a prega sem cessar, desde que se tornou visível apenas aos olhos do Espírito. Segui o Divino Modelo, segui os seus passos, que vos conduzirão ao lugar de refúgio onde encontrareis o repouso após a luta. Como Ele, carregai todos a vossa cruz e subi, sofridamente, mas com coragem, o vosso calvário*: a glorificação está no cimo.
Dufêtre, Bispo de Nevers - Bordeaux
18. Meus caros amigos, sede severos para convosco e indulgentes para com as fraquezas dos outros. Esta é uma prática da santa caridade que poucas pessoas observam. Todos vós tendes más tendências a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar. Todos vós tendes um fardo mais ou menos pesado do qual vos deveis livrar para subir o cume da montanha do progresso. Por que havereis de ser observadores tão exigentes para com o vosso próximo e, tão cegos em relação a vós mesmos? Quando cessareis de perceber no olho de vosso irmão o argueiro, o cisco que o fere, sem ver no vosso a trave que vos cega e vos faz caminhar de queda em queda? Acreditai nos Espíritos, vossos irmãos: Todo homem muito orgulhoso, por se julgar superior, em virtudes e em méritos, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpado, e Deus o julgará por isso no dia da Sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, ambas consistem em ver apenas superficialmente os defeitos dos outros e ressaltando neles o que há de bom. Ainda que o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre existe, em algumas de suas regiões mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha viva da essência espiritual.
Espiritismo, doutrina consoladora e bendita! Felizes daqueles que te conhecem e que tiram proveito dos salutares ensinamentos dos Espíritos do Senhor! Para eles, o caminho está iluminado, e ao longo do trajeto podem ler estas palavras que lhes indicam o meio de chegar ao objetivo: caridade prática, caridade de coração, caridade para com o próximo como para consigo mesmo. Em uma palavra, caridade para com todos e o amor a Deus acima de todas as coisas. O amor a Deus resume todos os deveres, e é impossível amar realmente a Deus sem praticar a caridade da qual Ele faz uma lei para todas as criaturas.

* N. E. - Calvário: monte em Jerusalém onde Jesus foi crucificado; (neste caso) sofrimento, martírio.

Nenhum comentário: