quarta-feira, 6 de abril de 2016

MOMENTO DE REFLEXÃO



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULO  0 8
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO
Deixai vir a mim as criancinhas
Pecado por pensamento. Adultério • Verdadeira pureza
Mãos não lavadas • Escândalos
Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a
Instruções dos Espíritos: Deixai vir a mim as criancinhas
Bem-aventurados aqueles que têm os olhos fechados

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS

CONTINUAÇÃO
sabedoria na obra de Deus. A criança tem necessidade de cuidados delicados que somente a ternura maternal pode lhe dar, e essa ternura se torna mais necessária diante da fraqueza e da ingenuidade da criança. Para uma mãe, seu filho é sempre um anjo, e é preciso que seja assim para cativar sua solicitude. Ela não teria o mesmo devotamento se, no lugar da graça ingênua, sentisse, sob traços infantis, um caráter viril e as ideias de um adulto, e muito menos se conhecesse o seu passado.
Aliás, é preciso que a atividade do princípio inteligente seja proporcional à fraqueza do corpo, que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, assim como vemos nas crianças precoces.
É por isso que, na proximidade da encarnação, o Espírito, entrando em perturbação, perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, durante certo período, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas capacidades permanecem adormecidas. Esse estado é necessário para dar ao Espírito um novo ponto de partida e fazê-lo esquecer, em sua nova existência terrena, as coisas que pudessem atrapalhá-lo. Entretanto, seu passado reage sobre ele e, desse modo, renasce para uma vida maior, mais forte moral e intelectualmente, sustentado e acompanhado pela intuição que conserva da experiência adquirida.
A partir do nascimento, suas ideias retomam gradualmente seu impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos. Daí pode-se dizer que, durante os primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, pois as ideias que formam a qualidade de seu caráter ainda estão adormecidas.
Durante esse tempo em que seus instintos dormitam, ele é mais flexível e, por isso mesmo, mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa dos pais.
O Espírito veste, pois, por um tempo, a roupagem da inocência, e Jesus sabe dessa verdade quando, apesar da anterioridade da alma,
 a criança como símbolo da pureza e da simplicidade.

PECADO POR PENSAMENTO. ADULTÉRIO.
5. Vós aprendestes o que foi dito aos antigos: Não cometereis adultério. Mas eu vos digo que qualquer um que tiver olhado para uma mulher cobiçando-a, já, em seu coração, cometeu adultério. (Mateus, 5:27 e ) . A palavra adultério não deve ser entendida aqui no sentido que lhe é próprio, mas sim num sentido mais geral. Jesus empregou- a, muitas vezes, com um sentido mais amplo se referindo ao pecado, e todo e qualquer mau pensamento, como ocorre, por exemplo, nesta passagem: Porque, se alguém se envergonhar
CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: