domingo, 10 de abril de 2016

MOMENTO DE REFLEXÃO



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULO  0 8
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO
Deixai vir a mim as criancinhas 
Pecado por pensamento. Adultério • Verdadeira pureza
Mãos não lavadas • Escândalos
Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.
Instruções dos Espíritos: Deixai vir a mim as criancinhas  
Bem-aventurados aqueles que têm os olhos fechados
CONTINUAÇÃO

ESCÂNDALOS. SE VOSSA MÃO É MOTIVODE ESCÂNDALO, CORTAI-A.
ela pode ter. A palavra escândalo está sempre associada à ideia de certo tumulto e alvoroço. Muitas pessoas se contentam em evitar o, pois seu orgulho sofreria com isso, sua reputação seria entre os homens. Contanto que suas maldades sejam, isso lhes basta e sua consciência fica tranquila. Estes são, conforme as palavras de Jesus, sepulcros caiados por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos por fora e sujos por dentro. É amplo o significado da palavra escândalo, tantas vezes usada no Evangelho, e precisamos compreender o seu alcance. Escândalo não é somente o que ofende a consciência dos outros, é também tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições dos homens, toda reação má de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mau moral.
13. É necessário que sucedam escândalos no mundo, disse Jesus, porque os homens, sendo imperfeitos na Terra, são tendentes a fazer o mal e porque árvores ruins dão frutos ruins. É preciso, pois, entender com estas palavras que o mal é uma consequência da imperfeição dos homens e não que exista para eles a obrigação de praticá-lo.
14. É necessário que sucedam escândalos, pois os homens, estando em expiação na Terra, punem-se a si mesmos, pelo contato de seus vícios, dos quais são as primeiras vítimas e cujos males acabam por compreender, e, somente depois que estiverem cansados de sofrer seus efeitos, procurarão o remédio no bem. A reação desses vícios serve, portanto, ao mesmo tempo de castigo para uns e de provação* para outros. É assim que Deus faz surgir o bem do mal e que os próprios homens tiram ensinamentos de coisas ruins ou desagradáveis.
15. Se assim for, poderá se dizer que o mal é necessário e sempre existirá e, se desaparecesse Deus ficaria sem um poderoso meio de castigar os culpados; portanto, é inútil procurar melhorar os homens.
Mas se não houvesse mais culpados, não haveria necessidade de castigos. Suponhamos que toda a Humanidade fosse transformada em homens de bem: ninguém procuraria fazer mal ao próximo e todos seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos evoluídos, de onde o mal foi excluído, e assim será o estado da Terra quando tiver progredido o suficiente. Mas, enquanto alguns mundos avançam, outros se formam povoados por Espíritos primitivos e que servem, por outro lado, de morada, de exílio e de lugar de expiação para Espíritos imperfeitos, rebeldes, que permanecem no mal e que são rejeitados nos mundos que se tornaram felizes.
16. Mais ai daquele por quem vem o escândalo, ou seja: o mal é sempre o mal. Portanto, aquele que serviu de algum modo, de instrumento para a Justiça Divina, cujos maus instintos foram utilizados,

* N. E. - Provação: aflição, penalização, situação difícil.
CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: