O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPÍTULO 4.
NINGUÉM
PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
Ressurreição e
reencarnação
Os laços de
família são fortalecidos pela reencarnação e rompidos pela unicidade da
existência
1.
E veio Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, e interrogou seus discípulos,
dizendo: Quem dizem os homens que é o Filho do Homem*? E eles responderam: Uns
dizem que é João Batista, mas outros que é Elias, e outros que Jeremias ou
algum dos profetas.
Disse-lhes
Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou?
Respondendo,
Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, filho do Deus vivo. E respondendo, Jesus
disse: Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o
sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos Céus. (Mateus,
16:13 a 17; Marcos, 8:27 a 29)
2.
E chegou a Herodes, o Tetrarca, a notícia de tudo o que Jesus fazia, e ficou
inquieto, porque diziam uns: É João que ressurgiu dos mortos; e outros: É Elias
que apareceu; e outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. Então disse
Herodes: Eu mandei degolar a João; quem é, pois, este, de quem ouço semelhantes
coisas? E buscava ocasião de o ver. (Marcos, 6:14 e15; Lucas, 9:7 a 9)
3.
(Após a transfiguração.) E os discípulos Lhe perguntaram, dizendo:
Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro?
Mas
Jesus, respondendo, disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as
coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes
fizeram dele quanto quiseram.
Assim
também o Filho do Homem* há de padecer às suas mãos.
Então
compreenderam os discípulos que era de João Batista que Jesus lhes falara.
(Mateus, 17:10 a 13; Marcos, 9:10 a 12)
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
4 A reencarnação fazia parte dos dogmas• judaicos sob o nome
de ressurreição. Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a
morte, não acreditavam nela. As ideias dos judeus sobre esse assunto, e sobre
muitos outros, não estavam claramente definidas, pois apenas tinham noções
vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. Acreditavam que um
homem que viveu podia reviver, sem entender entretanto de que modo isso podia
acontecer. Designavam pela palavra ressurreição
o que o Espiritismo chama mais apropriadamente de reencarnação. De fato, a ressurreição supõe o retorno à vida
do corpo que está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente
impossível, porque os elementos desse corpo estão, desde há muito tempo, desintegrados
na Natureza. A reencarnação é o
retorno da alma ou Espírito à vida corporal, mas em um outro corpo, formado
novamente para ele, e que não tem nada em comum com o que se desintegrou. A
palavra ressurreição podia
assim se aplicar a Lázaro, mas não a Elias, nem aos outros profetas. Se,
portanto, conforme se acreditava, João Batista era Elias, o corpo de João não
podia ser o de Elias, porque João tinha sido visto desde criança e sabia-se quem
eram seu pai e sua mãe. João, portanto, podia ser Elias reencarnado, mas não ressuscitado.
5.
Ora, havia um homem dentre os fariseus, chamado Nicodemos, senador dos judeus, que
veio à noite encontrar Jesus e lhe disse: Mestre, sabemos que viestes da parte
de Deus para nos instruir como um doutor, pois ninguém poderia fazer os
milagres que fazes se Deus não estivesse com ele.
Jesus
respondeu: Em verdade, em verdade, vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus
se não nascer de novo. Nicodemos perguntou a Jesus: Como pode nascer um homem
que
já
está velho? Pode ele entrar no ventre de sua mãe, para nascer uma segunda vez?
Jesus
respondeu: Em verdade, em verdade, vos digo: Se um homem não renascer da água e
do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, o
que nasceu do Espírito é Espírito. Não vos espanteis se vos digo que é preciso que
nasçais de novo. O Espírito sopra onde quer e escutais sua voz, mas não sabeis
de onde ele vem, nem para onde vai. Ocorre o mesmo com todo homem que é nascido
do Espírito.
Nicodemos
perguntou: Como isso pode acontecer? Jesus lhe disse: Sois mestre em Israel e
ignorais essas coisas! Em verdade, em verdade, vos digo que apenas dizemos o
que sabemos e que apenas damos testemunho do que vimos; e, entretanto, não
recebeis nosso testemunho. Mas se não acreditais quando vos falo das coisas
terrenas, como acreditareis quando vos falar das coisas do Céu? (João, 3:1 a
12.)
6 O pensamento de que João Batista era Elias, e de que os profetas
podiam reviver na Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos,
notadamente nas relatadas acima (v. 1 a 3). Se essa
CONTINUA AMANHÃ
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