LEI
DE LIBERDADE
RESUMO TEÓRICO DA MOTIVAÇÃO DAS AÇÕES
DO HOMEM
–
A questão do livre-arbítrio pode ser resumida assim: o homem não é fatalmente
conduzido ao mal; os atos que ele realiza não estão antecipadamente escritos;
os crimes que ele comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode como
prova e como expiação, escolher uma existência em que terá os arrastamentos do
crime, seja pelo meio em que está colocado, seja pelas circunstâncias que sobreviverão, mas está sempre livre para agir ou não agir. Assim, no estado de
Espírito, o livre-arbítrio existe na escolha da existência e das provas, e no
estado corporal, na faculdade de ceder, ou de resistir, aos arrastamentos aos
quais estamos voluntariamente submetidos. Cabe à educação combater essas más
tendências e o fará utilmente quando estiver baseada no estudo profundo da
natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza
moral, chegar-se-á a modificá-la, como se modifica a inteligência pela
instrução, e o temperamento pela higiene.
O Espírito liberto da matéria, e no estado errante, faz a escolha de suas existências corporais futuras, segundo o grau de perfeição que alcançou e é nisso, como dissemos que consiste, sobretudo, seu livre-arbítrio. Essa liberdade não é anulada pela encarnação; se cede à influência da matéria. É porque sucumbe sob as próprias provas que escolher e é para ajudá-lo a superá-las que ele pode invocar a assistência de DEUS e dos bons Espíritos.
Sem o livre-arbítrio o homem não tem nem demérito no mal, nem mérito no bem, e isso é igualmente reconhecido no mundo, onde se proporciona sempre a censura ou elogio à intenção, quer dizer a vontade. Ora, quem diz vontade, diz liberdade. O homem, portanto, não saberia procurar uma desculpa de suas faltas no seu organismo sem abdicar de sua razão e da sua condição de ser humano, para se assemelhar ao animal. Se assim o é para o mal, o será também para o bem. Mas quando o homem faz o bem, tem grande cuidado em se fazer merecedor e não procura, por isso, gratificar seus órgãos, o que prova que, instintivamente, ele não renuncia malgrado a opinião de alguns sistemáticos, ao melhor privilégio de sua espécie: a liberdade de pensar.
O Espírito liberto da matéria, e no estado errante, faz a escolha de suas existências corporais futuras, segundo o grau de perfeição que alcançou e é nisso, como dissemos que consiste, sobretudo, seu livre-arbítrio. Essa liberdade não é anulada pela encarnação; se cede à influência da matéria. É porque sucumbe sob as próprias provas que escolher e é para ajudá-lo a superá-las que ele pode invocar a assistência de DEUS e dos bons Espíritos.
Sem o livre-arbítrio o homem não tem nem demérito no mal, nem mérito no bem, e isso é igualmente reconhecido no mundo, onde se proporciona sempre a censura ou elogio à intenção, quer dizer a vontade. Ora, quem diz vontade, diz liberdade. O homem, portanto, não saberia procurar uma desculpa de suas faltas no seu organismo sem abdicar de sua razão e da sua condição de ser humano, para se assemelhar ao animal. Se assim o é para o mal, o será também para o bem. Mas quando o homem faz o bem, tem grande cuidado em se fazer merecedor e não procura, por isso, gratificar seus órgãos, o que prova que, instintivamente, ele não renuncia malgrado a opinião de alguns sistemáticos, ao melhor privilégio de sua espécie: a liberdade de pensar.
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