segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 08

CONTINUAÇÃO

TERCEIRA CARTA

“Por aqui, não temos senão um objetivo: somar forças para que o bem  de todos se levante no território do benefício geral”.

Querida Diva, Deus nos abençoe.

Não posso furtar-me ao propósito de endereçar a vocês algumas palavras que, de antemão, já sei não se farão uma carta reduzida, embora não disponha de recursos no tempo, a fim de me evidenciar como desejo.
Abraço a você, o Renato, o Ricardo e todos os nossos queridos ausentes, acrescentando minhas saudações fraternas ao Hércio e à nossa irmã Nazaré.
Diva, agradeço a sua dedicação por tudo de bom e de belo com que você e os nossos filhos me cumulam de reconforto.
Rui e Maria, Renato e Rosa Alice, Rodolfo e Mirângela, João e Mírian, Marta e Esem com a nossa Mara e com o nosso Lemão e todo o estado menor da família permanecem cada vez mais vivos em minha lembrança. Simbolizo em nosso pequeno Ítalo a presença de todos os nossos pequenos e em nossa irmã Sebastiana, junto ao Rui e Maria a comunidade dos nossos amigos. Dos irmãos igualmente não que esqueço. Ida e Luís, Santo e Arceu com os mais me povoam os pensamentos. O Rubens, o Gastão, a Angelina, a Mariquinha, a Odila, o Ronaldo e todos os familiares estão comigo.
Entretanto, chega de recorrer às listas da coruja, a dona do enternecimento doméstico e que a minha palavra seja para você, companheira e esposa de sempre, a certeza de que prossigo trabalhando, com todos os meus recursos para construir o futuro que aguardamos.
Estou na tarefa do joão-do-barro... De migalha em migalha edificarei o nosso refúgio e espero de Jesus a felicidade de continuar agindo para realizar o melhor.
Estimaria transmitir aos companheiros de Araras, a certeza de que tudo o que fizermos em matéria de plantação da luz espiritual será pouco, mas esse mesmo pouco será muito perante Deus, em face dos empeços que somos compelidos a atravessar para cumprir os deveres que assumimos. A extensão do esforço engrandece a obra, ainda que essa obra se resuma a proporções diminutas semelhantes às medidas do grão de areia. Por aqui, não temos senão um objetivo: somar forças para que o bem de todos se levante no território do benefício geral.
O padre Casemiro e o padre Alarico estão unidos a nós outros, os espíritas e os maçons para a mesma utilidade e engrandecimento do progresso geral, com a felicidade possível para cada um.
O Augusto Bertolini recrutou, em Limeira, o Professor Antônio Lordelo e com o Zurita, o Graziano, o Michielin e o Mercatelli, estamos todos na mesma lavra de esperança e trabalho, apagando lembranças negativas que possam surgir e acentuando as recordações edificantes que nos sirvam de estímulo ao serviço por fazer.
Hoje reconheço que não é possível perder tempo no Plano Físico, enquanto podemos fazer o bem, tanto quanto quisermos, como pudermos, com quem for e seja onde for, desde que a consciência tranqüila esteja governando a colméia de nossos pensamentos.
Sou feliz com os meninos em ação nas tarefas que todos iniciamos juntos, e peço a Deus a todos abençoe, renovando-lhes as forças, para que produzam sempre mais nessa fonte bendita que nos foi confiada ao esforço de todos e de cada companheiro em particular.
Querida Diva, em meio de tudo isso, veja o meu coração, pulsando de amor e reconhecimento a você. Se não traço aqui um poema de carinho em sua homenagem, registrei as minhas preocupações de serviço, porque você sempre foi a minha inspiração e o meu incentivo na desincumbência de meus encargos.
Peço desculpas ao Esem por haver involuntariamente omitido o nome dele em minhas expressões de carinho paternal quando o Rui esteve aqui conosco. Foi um lapso de atenção que corrijo, porquanto, à medida que os dias se desdobram mais descubro no genro o amigo correto e generoso que ele é.
Peço aos amigos da família e do IDE não se preocuparem com a morte, mas tratarem convenientemente do corpo, a fim de guardarem a enxada nas mãos por mais tempo. O meu problema de infartos desenhou muito receio oculto na paisagem de nossa gente e não há motivo para isso.
Para o Renato e Ricardo, representantes da “firma nossa”, o meu abraço de pai amigo e companheiro agradecido, rogando a você guardar comigo os melhores planos e as melhores aspirações, com todos o amor de seu
Ítalo
Ítalo Scanavini
Notas e Identificações
40 – Carta psicografada pelo médium Francisco C. Xavier, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, Minas, na noite de 25/7/1981.
41 – Hércio e Nazaré – Hércio M. C. Arantes e Maria de Nazareth A. Arantes, casal amigo da família, presente à reunião.
42 – Ida, Luís, Santo, Arceu, Rubens, Gastão, Angelina, Mariquinha, Odila, Ronaldo – Irmãos de Ítalo, todos residentes em Araras, SP.
43 – Padre Casemiro – Padre Casemiro Continente Ross faleceu em Araras, a 29/9/1945, com 31 anos de idade, quando exercia, já por alguns anos, o seu ministério nesta cidade. Como expressiva homenagem póstuma, uma das ruas de Araras recebeu o seu nome.
44 – Padre Alarico – Padre Alarico Zacharias (1870-1942) exerceu o seu ministério em Araras, a partir de 1914. Foi eleito Prefeito em 1924; e de 1925 a 1928 ocupou o cargo de Vice-Prefeito. Fundou o Asilo N. S. do Patrocínio, ainda hoje uma das relevantes obras assistenciais da cidade, localizado na Avenida “Padre Alarico”.
45 – Professor Antônio Lordelo – Antônio Perches Lordello (Piracicaba/SP, 15/7/1885 – Limeira/SP, 17/2/1964) diplomou-se em 1914 pela, então, Escola Normal de Piracicaba. Em Limeira, lecionou nas Escolas Estaduais “Cel. Flamínio Ferreira de Camargo” e “Brasil”, aposentando-se em 1945. Foi um dos fundadores e proprietários do Externato São Luiz, de 1939 a 1944; e diretor do Colégio Santo Antônio, de 1956 a 1962. Há na cidade de Limeira uma rua com seu nome, bem como, é patrono de uma Escola pública: Escola Estadual de Primeiro Grau “Professor Antônio Perches Lordello”. (Informações do Prof. Paulo R. Lordello, seu filho.)
46 – Graziano – Francisco Graziano (1895-1970) foi Prefeito Municipal e 1o Tabelião do Cartório de Notas e Anexos de Araras.

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: