quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SAUDAÇÃO DO NATAL - Livro de CHICO XAVIER - PARTE 03

CONTINUAÇÃO

NA SEARA DO BEM
Cornélio Pires

Trabalha, serve e auxilia,
Não importa quanto e quando...
Na Terra, em cada minuto,
Alguém está naufragando...

NA SENDA REDENTORA
Emmanuel

Enquanto nos demoramos nas teias escuras da animalidade, costumamos centralizar a vida na concha envenenada do egoísmo, orientando-nos pelo cérebro, agindo pelo estômago e inspirando-nos pelo sexo...
A passagem na Terra significa, então, para nossa alma, o movimento feroz de caça e presa.
O cálculo é o nosso modo de ser.
A satisfação física é o nosso estimulo.
O prazer dos sentidos é a finalidade de nosso esforço.
Contudo, quando a luz do Evangelho se faz sentir em nosso coração, altera-se-nos a vida.
O amor passa a reger nossas mínimas expressões individuais.
Identificamos as nossas próprias feridas, catalogamos nossos próprios defeitos e inventariamos nossas próprias dificuldades.
A língua perde a volúpia criminosa da maledicência.
Os olhos olvidam a treva, em busca de sol que lhes descortine horizontes mais vastos.
Os ouvidos esquecem as serpes invisíveis do mal, a fim de se concentrarem nas sugestões do Bem.
E a cabeça procura o suave calor da fornalha da caridade, a fim de que as ilusões lhe não imponham o frio do desapontamento amargo, triste compensação de quantos reclamam da carne a felicidade que a carne não pode dar...
Chegada esta hora bendita de renovação de nosso próprio espírito, nossa existência se transforma numa pregação permanente aos que nos seguem os passos, de vez que a lâmpada acesa do ensinamento de Jesus, no imo da nossa alma, é astro irradiante a clarear a marcha da vida.
Não te gastes, portanto, desesperando-se em exigências descabidas, nem te percas no cipoal das queixas sem significação...
Procura o Cristo, em silencio, e grava as lições d’Ele nas paginas da tua luta de cada dia, e quem te acompanha saberá encontrar em tua conduta e em teus gestos o santificado caminho da redenção.

NATAL DO VENCEDOR
Maria Dolores

O Homem plantou Ódio, tenda em tenda;
O Ódio fez um conflito em graves crises,
Exterminando aldeias infelizes,
Sem ninguém que as preserve ou que as defenda.

Chegam conquistadores... Nova senda:
Ódio e Guerra por todos os países...
Vem a Morte e lhes quebra as diretrizes,
Pondo, um a um, sob as cinzas da lenda...

Natal!... Promessa e luz de longas eras!...
È Jesus renovando as primaveras
Do amor puro, na Terra jamais visto...

Há um só vencedor, ao nosso lado,
Tão vivo agora, como no passado,
O alto Herói, Nosso Senhor Jesus Cristo.

O MELHOR COMPANHEIRO
Emmanuel

É aconselhável que a justiça fale pelo dinheiro, toda vez que o dinheiro seja relegado ao bando dos réus.
Possivelmente, malfeitores terão perpetrado crimes para agarra-lo; não se esqueça, porém, de que ele representa o reconforto e a segurança para milhões de pais- de- família, nas horas de mais torva necessidade.
Talvez para amontoá-lo, mercadores astutos fazem o comércio de entorpecentes, que escravizam espíritos invigilantes em costumes viciosos; mas ninguém olvide que ele constituí a inspiração para milhões de pessoas que procuram manejá-lo com sensatez.
Decerto que, a fim de explora-lo, traficantes da ilusão levantam casas de prazer inútil, em que tantos companheiros aniquilam o tempo e a vida; impossível, no entanto, desconhecer que ele auxilia a construir universidades e fabricas onde milhões de criaturas aprimoram a inteligência e engrandecem o trabalho.
Atraídos pelas facilidades que ele proporciona, aventureiros tentam induzi-lo aos labirintos da crueldade e da calúnia; razoável lembrar, contudo, que nele se expressa a alavanca providencial em que se escoram milhões de irmãos em dificuldades, para não descerem ao abismo do descrédito e da insolvência.
Avarentos infelizes tê-lo-ão trancado, transitoriamente, no intuito de furta-lo ao progresso; em momento algum, todavia, será licito ignorar-lhe a missão sublima nas mãos dos seareiros da fraternidade, erguendo lares, escolas, abrigos e hospitais, recolhendo crianças e mães desventuradas, amparando enfermos desvalidos, assegurando a divulgação da Luz Espiritual que dissipa as trevas da ignorância ou garantindo a defesa da verdade contra a mentira.
Comentando o Evangelho, segundo os princípios espíritas, não podemos esquecer que o Cristo respeitou os dois vinténs doados pela viúva humilde, em hora de fé.
Abençoemos o dinheiro e saibamos emprega-lo na edificação do bem geral, porque todo dinheiro que nos chegue ao caminho, sob a cobertura da paz de consciência, é um amigo que veio trabalhar por nossas mãos, em nome da confiança da vida e da Bondade de Deus.

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: