terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SAUDAÇÃO DO NATAL - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 02

CONTINUAÇÃO

ACHADO
Cornélio Pires

O mal que nos faz sofrer
Com ataques que não tem
É sempre impulso de Deus
Chamando-nos para o bem.


AGRADEÇO
Luiz de Oliveira

Agradeço o socorro que me deste
Quando caí do conforto do ninho...
Beijaste-me no lenço de alvo linho,
Mas regressaste, cedo, à Luz Celeste...

Venho rogar em teu lar de cipreste,
Em que foste bondade, alegria, carinho
E o apoio da fé na secura do agreste
Que serão luz e vida em meu caminho.

Estou no Além... Já procurei-te, em vão,
E seguirei, enfim, onde possa chamar-te,
Sempre com Deus em minha devoção...

Confio em ti, vida de minha vida,
Um dia, hei de encontrar-te, Mãe querida,
Pela saudade atroz do coração.

ANTE OS VIAJORES DA MORTE
Emmanuel

Se a morte visitou o circulo das tuas atividades pessoais, guarda uma atitude de reverência e de amor para com a memória do irmão que partiu.
Não lhe julgues a experiência e nem lhe critiques o roteiro que o sepulcro modificou.
Entre os véus asfixiantes do corpo, é sempre difícil e perigoso ajuizar quanto à conduta de alguém.
Não sabes que males aparentes na vida se transformaram em bens na realidade Eterna e ignoras os bens imaginários do caminho humano que se metamorfosearam em amargurar, além da fronteira da cinza que o tumulo estabelece entre os que seguem e os que ficam...
Compadece-te e ampara sempre.
Não permitas que a tua saudade se converta em aflição sobre o espírito bem amado que te antecede os passos na grande viagem e nem admitas que a tua mágoa se transforme em espinheiro, na senda do adversário que tomba antes de ti.
Cultiva, na terra das tuas recordações acerca dos mortos que prosseguem sempre vivos, as bênçãos de tua compreensão e de tua bondade...
Todos eles escutam a mensagem silenciosa que lhes é endereçada do mundo... Todos recebem as rosas ou brasas que o irmão da retaguarda lhes atira ao nome...
Lembra-te sempre de que a tua jornada de regresso realizar-se-á hoje ou amanhã... E, hoje ou amanhã, encontrarás, além, os frutos de tua própria sementeira, de vez que na Terra ou noutros setores de trabalho universal, receberemos invariavelmente de acordo com as nossas próprias obras.

ASSUNTO DE AMOR
Cornélio Pires

Na Terra, o amor paga imposto,
Como exige a Natureza:
-Por dois anos de alegria,
Paga quatro de tristeza.

No mundo, a união em dupla,
O epílogo é sempre assim:
Se o enfado chega aos dois,
O grande amor chega ao fim.

O beijo mais cativante,
Segundo conceitos sábios,
É um sonho maravilhoso
Que deve ficar nos lábios.

AUXILIA ENQUANTO É HOJE
Emmanuel

Recorda que, um dia, demandarás também o grande país da morte.
Sentirás o frio do tumulo a envolver-te o raciocínio, até que a luz te bafeje, triunfante, o espírito renovado.
Nem por isso, deixarás de ouvir as palavras que a boca humana pronuncie em tua memória e, em plena transformação, receberás o impacto de todos os pensamentos formulados na Terra a teu respeito.
Então, suspirarás pela benevolência do próximo para que as tuas boas intenções sejam tomadas em conta no julgamento de teus dias.
Sofrerás em teu coração a crítica e a malevolência, a mágoa e a acusação com que te envolvam o nome, tanto quanto regozijar-te-ás com as vibrações de carinho e com as preces de amor endereçadas ao teu espírito...
Reflete nessa lição do amanhã inevitável, fazendo-te agora mais humano e mais doce, em recordando os mortos que são mais vivos que tu mesmo, na Imortalidade Renascente.
Ainda mesmo no comentário em torno daqueles que se arrojaram às trevas, pensa nas boas obras que terão inutilmente desejado praticar durante a permanência no corpo e lembra-te da esperanças que lhes teceram no mundo os primeiros sonhos...
Medita nas lágrimas ocultas que choraram sem consolo, nas aflições e remorsos que lhes avergastaram a consciência, mas não te confies à cultura da reprovação e do ódio, destacando-lhes o lado obscuro e amargo da vida...
Procura enxergar o bem que os outros ainda não perceberam, auxilia onde muitos desistiram do perdão, auxilia onde tantos desertaram da caridade e estarás acendendo piedosa luz para teus próprios pés, à maneira de lâmpada suave e amiga com que te erguerás, desde hoje, muito acima da sombra espessa e triste da morte.

ENGANO
Cornélio Pires

Gelásio jogando buzos
Na Fazenda de Itaoca,
Comeu grande tanajura
Pensando que era pipoca.

CONCEITO
Cornélio Pires

Conceito de velho amigo
Que morava em Cascadura:
“Todos teremos na vida
Aquilo que se procura.”

CRIAÇÃO
Cornélio Pires

Deus criou a selva, o mar,
O campo, o lago, o jardim
E fez do mundo um teatro
Que expõe novelas sem fim.

IMPULSO DE DEUS
Cornélio Pires

O mal que nos faz sofrer
Com ataques que não tem
É sempre impulso de Deus
Chamando-nos para o bem.

NA GLÓRIA DO BEM
Emmanuel

Abre o teu coração à glória do bem, para que a glória do bem te clareie o caminho.
Qualquer criatura afeita à dominação pode, no mundo, enriquecer-se de ouro, mas somente aqueles que se entregam à inspiração da bondade conseguem enriquecer o ouro terrestre de alegria e de luz.
Todavia, para que possamos realizar semelhante operação, na química do Espírito, é imperioso que a fraternidade infatigável nos aconselhe, orientando-nos a jornada.
Por isso mesmo, na exaltação da solidariedade legítima, é preciso que nossa alma incorpore a si mesma, a humildade e o amor, para que os nossos gestos consigam frutescer em talentos de verdadeira felicidade.
A moeda, guardada no arquivo da usura, cria aflição e a intranquilidade nas mãos que a sepultam no cofre do exclusivismo, mas aquela que se transforma na gota de leite para a criança faminta ou no remédio necessário ao doente, é benção de paz a multiplicar a esperança e a alegria no Tesouro Celeste.
Dá-te, assim, ao trabalho constante em que teu suor se converta na fortuna indispensável a quantos te partilham a marcha na certeza de que a vida vitoriosa é aquela que oferece curso livre aos valores da experiência, a fim de que a saúde e a higiene, a educação e o conforto, sejam patrimônio comum a todos os que nos cercam.
Lembra-te de que a lama cultivada produz pão que alimenta, e não olvides que o espinheiro, em pleno deserto, com a simples visita do orvalho se veste com a flor que perfuma.
Portanto, onde estiverdes, ampara e auxilia sempre, recordando Jesus que, sem uma pedra onde repousar a cabeça, deu-nos a todos o próprio coração em forma de renúncia, no serviço incessante, enriquecendo-nos para sempre diante da Vida Eterna.

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: