quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A SEMENTE DE MOSTARDA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 01

“A SEMENTE DE MOSTARDA”

INTRODUÇÃO

Muitos amigos nos solicitam a formação de livros constituídos de trechos significativos e curtos que lhes forneçam a compreensão da vida, dentro da exiguidade do tempo de que dispõem e aqui está uma coleção de trechos dessa natureza independentes uns dos outros que lhes atendem aos desejos.
-o-
"A Semente de Mostarda" é um volume assim, dedicado a reflexões rápidas e pensamentos longos e profundos.
-o-
Um livro com o qual nos será possível o diálogo de nossos próprios sentimentos com os nossos raciocínios, ensinando-nos a extrair as melhores e mais autênticas conclusões a nosso próprio respeito.
Que estas lições ligeiras possam beneficiar-te tal como nos auxiliaram a nós mesmos, são os nossos votos.


EMMANUEL

Uberaba, 22 de setembro de 1989.


A SEMENTE DE MOSTARDA
Emmanuel

O rapaz abeirou-se do Mentor, mostrando-se evidentemente acanhado, e considerou em tom de pergunta:
-Instrutor, a sua bondade já nos disse, várias vezes, que os ensinamentos de Jesus, o nosso Divino Mestre, estão sempre iluminados para a compreensão do nosso entendimento... Entretanto, às vezes, esbarro com afirmativas d'Ele que me fazem pensar inutilmente, já que não lhes alcanço sentido...
-Dê-me um exemplo - solicitou o interpelado com paciência.
-Disse-nos Jesus que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda - continuou o jovem consulente - certa montanha, por nossa ordem, transportar-se-á daqui para ali; não crê o senhor que isso é um absurdo em confronto com a realidade?
-Meu amigo - explicou-se o Mentor - Jesus, por falta de comparações e palavras adequadas, legou-nos muitas lições em forma de símbolos e parábolas... Imagino que Nosso Divino Mestre tomou a imagem da montanha, como significado a nossos hábitos e preferências. Muitos defeitos, que ainda nos caracterizam, pesam sobre nós por montes de imperfeições que precisamos remover do mal para o bem...
-Mas - continuou o aprendiz - o senhor concordará que isso é uma observação puramente filosófica; desejo que o senhor me conduza para o domínio dos fatos reais.
O instrutor meditou por alguns instantes em profundo silêncio e rematou:
-Caro amigo, se você pretende observar o poder de um agente pequenino, qual a semente de mostarda, sobre um corpo extenso de dificuldades que o desorienta ou perturba, acenda uma vela pequenina diante da escuridão.

AÇÃO
Emmanuel

Os pensamentos assemelham-se a tintas multicoloridas. A ação é o pincel que formará os quadros em que passarás a viver.

ADVERSÁRIOS
Emmanuel

Não cries adversários, embora lhes respeite os pontos de vista.
Existem insetos que incomodam o mais vigoroso dos leões.

APRENDIZ E INSTRUTOR
Emmanuel

O rapaz cumprimentou o Instrutor e comunicou, espantadiço:
-Professor; não posso aceitar a sua designação para que eu seja o monitor de minha turma.
Por quê? Indagou o educador, desapontado.
-Meditei bastante e reconheci que não tenho condições para o cargo... Minhas imperfeições são maiores do que o meu desejo de servir...
-Imperfeições? Quem não as terá neste mundo? Que idéia estranha é a sua!... Se é no trabalho que liquidaremos nossos defeitos e sanaremos os nossos erros, foge você do remédio capaz de aperfeiçoar-nos?
-Eu queria possuir qualidades positivas para exaltar o bem.
-Diga-me. Quais são essas qualidades?
O jovem explicou-se, acanhado:
-Aspiro a trazer comigo os traços de Jesus; afinal, é meu sonho transformar-me num brilhante lapidado e puro, a fim de refletir a grandeza do Divino Mestre!...
-Ah! - falou o Mentor surpreendido! Compreendo, compreendo... E fixando no aprendiz os olhos penetrantes, rematou:

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: