terça-feira, 22 de novembro de 2011

ESTAMOS VIVOS - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 20

CONTINUAÇÃO

QUESTIONÁRIO SOBRE A MENSAGEM DO ESPÍRITO DE VALÉRIA CONSENTINO, RECEBIDA PELO MÉDIUM XAVIER, NA NOITE DE 07/05/88, NO GRUPO ESPÍRITA DÀ PRECE, EM UBERABA, MINAS

1. Nome completo da Comunicante: Valéria Consentino, nascida em Santos, Estado de São Paulo, no dia 7 de setembro de 1963, desencarnando em acidente automobilístico, na Ponte Cidade Jardim – Marginal Pinheiros, em São Paulo, Capital, no dia 21 de março de 1987.
Causa mortis, segundo o Atestado de Óbito: Politraumatismo.
Fez os seguintes cursos: Odontologia, formada pela Faculdade Metodista de São Paulo, e Pós-Graduação na USP (estava fazendo este Curso).
Exercia alguma profissão? Sim. Qual? Dentista. Religião? Católica.
Deixou alguma página escrita, teve algum sonho premonitório? Não sonho, mas provavelmente premonição. Cerca de 15 a 20 dias antes da morte, Valéria disse à Cida (Maria Aparecida Ferreira, nossa empregada com quem se dava muito bem e que está em casa ha 24 anos e ajudou a criar a Valéria e o Paulo) que parecia que iria fazer uma grande viagem, mas não sabia para aonde e que estava próximo. Cerca de 5 dias antes do óbito, ela disse novamente à Cida que provavelmente iria fazer uma grande viagem, não sabendo para onde e que nada, nenhuma viagem estava programada, mas sabia que iria viajar e estava muito preparada e “sem medo”. Quando na quarta- feira, indo para São Paulo, se despediu da Cida, esta lhe disse: – Até sábado! (Era sempre de sábado que retornava de S. Paulo). Ela, Valéria, lhe respondeu: – “Não sei não... Não sei não...” Valéria, pessoa boníssima, não era preconceituosa; muito inteligente, caridosa.
Gostava de ler, de escrever? Sim. Quais os livros preferidos? Literatura. O último que lia, era sobre a morte.
2. Nome completo dos Pais: a) Pai: Dr. Ítalo Salvador Lourenço Consentino. Profissão? Médico. Qual a especialidade? Traumato-ortopedia. Endereço da residência: Rua Castro Alves, 78 – Santos, SP – CEP 11040. Endereço do consultório: Avenida Conselheiro Nébias, 650 – Santos, S P – CEP 11050. Telefone: 33-14-22. Os endereços podem ser citados no livro, do qual a mensagem fará parte? Os dois. Religião? Católica.

b) Nome da senhora Mãe: D. Arlete Zunckeller Consentino, filha de Araseli Escribano Zunckeller e de Egydio Zunckeller, nascida em São Paulo, Capital, no dia 2 de outubro de 1940, e desencarnou em Santos, S P, em conseqüência de suicídio por tiro no crânio. Qual era a sua religião? Católica. A sua escolaridade? Superior. Gostava de trabalhar? Sim. Era professora de Inglês, muito conceituada pelos colegas e alunos, no Centro Cultural Brasil – Estados Unidos, em Santos.

3 - Dados complementares: a) Vovó Catarina: D. Catarina de Lourenço Mônaco, natural da Sicília, Itália, desencarnada, provavelmente, na década de quarenta, em conseqüência de infarto do miocárdio. Bisavó paterna. Faleceu muito antes do nascimento de Valéria. Era católica. b) Tia Zunckeller: tia materna. Católica.

c) irmão Paulo: Paulo Consentino, caçula. Idade: 20 anos. Escolaridade: Superior. (Em nosso caderno, anotamos que Paulo cursava a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, e já havia visitado a Europa, o México e os Estados Unidos da América do Norte). Religião: Católica. Já passou por alguma experiência dita paranormal? Achava que era ele que iria morrer. Após a morte da irmã, ficou certo que havia pensado de modo trocado. (De nosso caderno: Sobre Paulo, pintor famoso, disse o coordenador da Galeria de Arte do CIBUS, Carlos Eduardo Finóchio: “A arte „incontestável‟ de Paulo Consentino traduz um momento de rara emoção. O requinte da cor e o gestual deste artista, nos transporta e resgata uma vitalidade jovem, vibrante e convulsiva. Dialogar com uma obra de tamanho vigor, é mergulhar no nosso íntimo. Magnífico. Consentino expressa com liberdade invejável as emoções contidas em „todos nós‟.”)
No dia de seu retorno a Santos, 30 de maio de 1988, disse-nos o Dr. Ítalo: “– Lete não foi dito a ninguém. Eu falava Letinha e ela parece que falava Lete. Não tenho certeza. Foi um dado que não foi dado. Pode ser que a filha a chamasse de Lete.”
***
Concluindo este nosso estudo, leitor amigo, ouça-mos o que o Benfeitor Emmanuel tem a nos ofertar, através do médium Francisco Cândido Xavier (Roteiro, Cap. 30 – “Renovação” –, FEB, Rio, 7' edição, 1986, pp. 128-129), para a nossa meditação:
“Os corações despertados para a verdade começam a entender as linhas eternas da justiça e do bem. A voz do Cristo é ouvida sob nova expressão na mais profunda acústica da alma.
Quem acorda converte-se num ponto de luz no serro denso da Humanidade, passando a produzir fluidos ou forças de regeneração e redenção, iluminando o plano mental da Terra para a conquista da vida cósmica no grande futuro,
Em verdade, pois, nobre é a missão do Espiritismo, descortinando a grandeza da universalidade divina à acanhada visão terrestre; no entanto, muito maior e muito mais sublime é a missão do nosso ideal santificante com Jesus para o engrandecimento da própria Terra, a fim de que o Planeta se divinize para o Reino do Amor Universal.”

FIM

Nenhum comentário: