sexta-feira, 11 de março de 2011

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

NOTA EXPLICATIVA

Trecentésima Setuagésima Quinta Parte.

“Hoje crêem e sua fé é inabalável, porque assentada na evidência e na demonstração, e porque satisfaz a razão. [...] Tal é a fé dos espíritas, e a prova de sua força é que se esforçam por se tornarem melhores, dominaram suas inclinações más e porem em prática as máximas do CRISTO, olhando todos os homens como irmãos, sem acepção de raças, de castas, nem de seitas, perdoando a seus inimigos, retribuindo o mal com o bem, a exemplo do divino modelo”. (Alan KARDEC – Revista Espírita de 1868. 1ª Edição. Rio de Janeiro: FEB, 2005 p. 28, janeiro 1868.)

A investigação rigorosamente racional e cientifica de fatos que revelaram a comunicação dos homens com os Espíritos, realizada por Alan Kardec, resultou na estruturação da DOUTRINA ESPÍRITA, sistematizada sob os aspectos cientifico, filosófico e religioso.

A partir de 1854 até seu falecimento, em 1869, seu trabalho foi constituído de cinco obras básicas: “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1861), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864),”O Céu e o Inferno” (1865), “A Gênese” (1868), além da obra “O Que É o Espiritismo” (1859), de uma série de opúsculos e 136 edições da “Revista Espírita” ( de janeiro de 1858 a abril de 1869). Após sua morte, foi editado o livro “Obas Póstumas” (1890).

O Estudo meticuloso e isento dessas obras permite-nos extrair conclusões básicas: a) Todos os seres humanos são Espíritos imortais criados por DEUS em igualdade de condições, sujeitos às mesmas Leis naturais de progresso que levam todos, gradativamente, à perfeição; b) o progresso ocorre através de sucessivas experiências, em inúmeras reencarnações, vivenciando necessariamente todos os segmentos sociais, única forma de o Espírito acumular o aprendizado necessário ao seu desenvolvimento; c) no período entre as reencarnações o Espírito permanece no Mundo Espiritual, podendo comunicar-se com os homens; d) o progresso obedece às Leis morais ensinadas e vivenciadas por JESUS, nosso guia e modelo, referencia para todos os homens que desejam desenvolver-se de forma consciente e voluntária.

CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: