quarta-feira, 16 de junho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA

Centésima Décima Sétima Parte.

LEMBRANÇA DA EXISTÊNCIA CORPORAL.

315 – AQUELE QUE DEIXOU TRABALHOS DE ARTE E DE LITERATURA, CONSERVA, PELAS SUAS OBRAS, O AMOR QUE TINHA QUANDO VIVO?

- Segundo sua elevação. Ele os julga sob outro ponto de vista e, freqüentemente, condena aquilo que mais admirava.

316 – O ESPÍRITO SE INTERESSA AINDA PELOS TRABALHOS QUE SE EXECUTAM SOBRE A TERRA PELO PROGRESSO DAS ARTES E DAS CIÊNCIAS?

- Isso depende da sua elevação ou da missão que pode ter que desempenhar. O que vos parece magnífico, freqüentemente, é bem pouca coisa para certos Espíritos; admiram-na como o sábio admira a obra de um escolar. Eles examinam o que pode provar a elevação dos Espíritos encarnados e seus progressos.

317 – OS ESPÍRITOS, DEPOIS DA MORTE, CONSERVAM O AMOR À PÁTRIA?

- É sempre o mesmo princípio: para os Espíritos elevados, a pátria é o Universo; sobre a Terra, ela está onde possuem mais pessoas simpáticas.

(A situação dos Espíritos e a sua maneira de ver as coisas variam ao infinito em razão do grau de seu desenvolvimento moral e intelectual. Os Espíritos de uma ordem elevada não fazem sobre a Terra, geralmente, senão paradas de curta duração; tudo o que aí se faz é tão mesquinho em comparação com as grandezas do infinito, as coisas às quais os homens ligam a maior importância são tão pueris aos seus olhos, que eles aí encontram poucos atrativos, a menos que sejam chamados com o objetivo de concorrer para o progresso da Humanidade. Os Espíritos de uma ordem mediana aí estacionam mais freqüentemente, se bem que considerem as coisas de um ponto de vista mais elevado do que quando em vida. Os Espíritos vulgares aí são, de certo modo, sedentários e constituem a massa da população ambiente do mundo invisível; conservam, com pouca diferença, as mesmas idéias, os mesmos gostos e as mesmas inclinações que tinham quando no corpo físico; intrometem-se nas nossas reuniões, nas nossas ocupações, nas nossas recreações, nas quais tomam parte mais ou menos ativa, conforme seus caracteres. Não podendo satisfazer suas paixões, gozam com os que a elas se abandonam e os excitam. Entre eles existem alguns mais sérios que vêem e observam para se instruírem e se aperfeiçoarem.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: