terça-feira, 30 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO IX

VIII – LEI DE IGUALDADE


PROVAS DA RIQUEZA E DA MISÉRIA

Duzentéssima Setuagésima Sétima Parte.

814 – POR QUE DEUS DEU A UNS AS RIQUEZAS E O PODER, E A OUTROS A MISÉRIA?

- Para provar, cada um, de maneira diferente. Aliás, sabeis que os próprios Espíritos escolheram essa prova e, freqüentemente, nela sucumbem.

815 – QUAL DAS DUAS PROVAS É A MAIS TERRÍVEL PARA O HOMEM, A DA INFELICIDADE OU A DA FORTUNA?

- Tanto uma quanto a outra são. A miséria provoca o murmúrio (queixas e lamentações) contra a Providência, e a riqueza leva a todos os excessos.

816 – SE O RICO SOFRE MAIS TENTAÇÕES NÃO DISPÕE, TAMBÉM, DE MAIORES MEIOS PARA FAZERO BEM?

- É justamente o que sempre não faz. Ele se torna egoísta, orgulhoso e insaciável. Suas necessidades aumentam com sua fortuna, e crê não haver jamais o bastante só para ele.

(A posição elevada neste mundo e a autoridade sobre seus semelhantes são provas tão grandes e tão difíceis quanto a miséria, porque, quanto mais se é rico e poderoso, MAIS SE TEM OBRIGAÇÕES A CUMPRIR e maiores são os meios para se fazer o bem e o mal. DEUS experimenta o pobre pela resignação, e o rico pelo uso que faz dos seus bens e do seu poder.)

(A riqueza e o poder fazem nascer as paixões, que nos ligam à matéria e nos afastam da perfeição espiritual. Por isso, JESUS disse: “EU VOS DIGO, EM VERDADE, É MAIS FÁCIL A UM CAMELO PASSAR PELO BURACO DE UMA AGULHA QUE A UM RICO ENTRAR NO REINO DOS CÉUS”.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: