domingo, 28 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO IX

VIII – LEI DE IGUALDADE

DESIGUALDADES DAS RIQUEZAS

Duzentéssima Setuagésima Quinta Parte.

808 – A DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS NÃO TEM SUA FONTE NA DESIGUALDADE DAS FACULDADES QUE DÁ A UNS MAIORES MEIOS DE AQUISIÇÃO QUE A OUTROS?

- Sim e não; e a velhacaria e o roubo, que dizes deles?

- RIQUEZA HEREDITÁRIA, PORTANTO, NÃO É O FRUTO DAS MÁS PAIXÕES?

- Que sabes disso? Remonta à fonte e verás se ela é sempre pura. Sabes se, no principio, não foi o fruto de uma espoliação ou de uma injustiça? Porém, sem falar da origem, que pode ser má, crês que a cônica do bem, mesmo o melhor adquirido, os desejos secretos que se concebe de possuí-los mais cedo sejam sentimentos louváveis? É isso que DEUS julga, e eu te asseguro que seu julgamento é mais severo que o dos homens.

809 – SE UMA FORTUNA FOI MAL ADQUIRIDA NA ORIGEM, OS A QUE A HERDAM, MAIS TARDE, SÃO RESPONSÁVEIS?

- Sem dúvida, eles não são responsáveis pelo mal que outros fizeram, tanto menos que podem ignorar. Mas fica sabendo, freqüentemente, uma fortuna não chega a um homem senão para lhe dar oportunidade de reparar uma injustiça. Bom para ele, se o compreender! Se a faz em nome daquele que cometeu a injustiça, a reparação será contada para ambos, porque, freqüentemente, é este último que a provoca.

810 – SEM SE AFASTAR DA LEGALIDADE, PODE-SE DISPOR DOS BENS DE MANEIRA MAIS OU MENOS EQUITATIVA. DEPOIS DA MORTE, SE É RESPONSÁVEL PELAS DISPOSIÇÕES QUE SE FEZ?

- Toda ação causa seus frutos. Os frutos da boa ação são doces e os das outras são sempre amargos, entendei bem isso.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: