sábado, 13 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO VII

VI. LEI DE SOCIEDADE

VIDA DE ISOLAMENTO . VOTO DE SILÊNCIO

Duzentéssima Setuagésima Parte.

769 – CONCEBE-SE QUE, COMO PRINCÍPIO GERAL, A VIDA SOCIAL ESTEJA NA NATUREZA; MAS, COMO TODOS OS GOSTOS ESTÃO TAMBÉM NA NATUREZA, POR QUE O GOSTO PELO ISOLAMENTO ABSOLUTO SERIA CONDENÁVEL, SE O HOMEM ENCONTRA AÍ SUA SATISFAÇÃO?

- Satisfação egoística. Há, também, homens que encontram uma satisfação em se embriagar; tu os aprovas? DEUS não pode ter por agradável uma vida pela qual se condena a não ser útil a alguém.

770 – QUE PENSAR DOS HOMENS QUE VIVEM NA RECLUSÃO ABSOLUTA PARA FUGIR AO CONTATO DO MUNDO?

- Duplo egoísmo.

- MAS SE ESSE RETIRO TEM POR OBJETIVO UMA EXPIAÇÃO, IMPONDO-SE UMA PRIVAÇÃO PENOSA, NÃO É ELE MERITÓRIO?

- Fazer mais de bem do que se faz de mal, é a melhor expiação. Evitando um mal ele cai em outro, visto que esquece a Lei de amor e de caridade.

771 – QUE PENSAR DAQUELESD QUE FOGEM DO MUNDO PARA SE VOTAR AO ALÍVIO DOS SOFREDORES?

- Estes se elevam, rebaixando-se. Eles têm o duplo mérito de se colocar acima dos prazeres materiais e de fazer o bem para que se cumpra a Lei do trabalho.

- E AQUELES QUE PROCURAM, NO RETIRO, A TRANQÜILIDADE QUE RECLAMAM CERTOS TRABALHOS?

- Isso não é o retiro absoluto do egoísta. Eles não se isolam da sociedade, visto que trabalham por ela.

772 – QUE PENSAR DO VOTO DE SILÊNCIO PRESCRITO POR CERTAS SEITAS, DESDE A MAIS ALTA ANTIGUIDADE?

- Perguntai antes se a palavra está na Natureza e porque DEUS a deu. DEUS condena o abuso e não o uso das faculdades que concedeu. Entretanto, o silencio é útil porque, no silencio, te concentras, e teu Espírito torna-se mais livre e pode, então, entrar em comunicação conosco. Mas o voto de silêncio é uma tolice. Sem dúvida, os que olham suas privações voluntárias como atos de virtude, têm uma boa intenção; mês eles se enganam, porque não compreendem suficientemente as LEIS DE DEUS.

(O voto de silêncio absoluto, da mesma forma que o voto de isolamento, priva o homem das relações sociais que podem lhe oferecer as ocasiões de fazer o bem e de cumprir a Lei do Progresso.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: