quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO V

V. – LEI DE DESTRUIÇÃO


PENA DE MORTE

Duzentéssima Qüinquagésima Oitava Parte.

762 – SE A PENA DE MORTE PODE SER BANIDA DAS SOCIEDADES CIVILIZADAS, NÃO FOI ELA UMA NECESSIDADE NAS ÉPOCAS MENOS AVANÇADAS?

- Necessidade não é a palavra. O homem crê sempre uma coisa necessária quando ele não encontra nada melhor. A medida que se esclarece, compreende melhor o que é justo ou injusto e repudia os excessos cometidos, nos tempos de ignorância, em nome da justiça.

763 – A RESTRIÇÃO DOS CASOS EM Q\UE SE APLICA A PENA DE MORTE É UM ÍNDICE DE PROGRESSSO NA CIVILIZAÇÃO?

- Podes duvidar? Teu Espírito não se revolta lendo a narrativa das carnificinas humanas que se faziam outrora em nome da justiça e, freqüentemente, em honra da Divindade? Das torturas que se fazia o condenado suportar, e mesmo o acusado para lhe arrancar, pelo excesso de sofrimento, a confissão de um crime que, freqüentemente, ele não cometera? Pois bem! Se tivesses vivido nessas épocas, terias achado tudo isso natural e talvez tu, juiz, terias feito o mesmo. É assim que aquilo que parece justo em uma época, parecerá bárbaro em uma outra. Só as Leis Divinas são eternas; as Leis humanas mudam com o progresso. Elas mudarão ainda, até que sejam postas em harmonia com as Leis Divinas.

764 – JESUS DISSE: “QUEM MATOU PELA ESPADA PERECERÁ PELA ESPADA”. ESSAS PALVRAS NÃO SÃO A CONSAGRAÇÃO DA PENA DE TALIÃO? AMORTE INFLIGIDA AO HOMICÍDA NÃO É A APLICAÇÃO DESSA PENA?

-Tomai cuidado! Tendes vos enganado sobre essa palavra, como sobre muitas outras. A pena de talião é a justiça de DEUS e é Ele que a aplica. Todos vós suportais, a cada instante, essa pena, porque sois punidos pelo que pecastes, nesta vida ou em uma outra. Aquele que vez sofrer seus semelhantes, estará numa posição em que sofrerá, ele mesmo, o sofrimento que causou. É o sentido das palavras de JESUS; mas vos disse também: “Perdoai aos vossos inimigos” e vos ensinou a pedir a DEUS perdoar as vossas ofensas, como vós mesmos tiverdes perdoado; quer dizer, na mesma proporção que tiverdes perdoado: compreendei-o bem.

765 – QUE PENSAR DA PENA DE MORTE INFLIGIDA EM NOME DE DEUS?

- É tomar o lugar de DEUS na prática da justiça. Os que agem assim mostram o quanto estão longe de compreender DEUS e que têm ainda muitas coisas a expiar. A pena de morte é um crime, quando ela é em nome de DEUS, e os que a infligem são acusados de homicídio.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: