segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO V

V. – LEI DE DESTRUIÇÃO


CRUELDADE

Duzentéssima Qüinquagésima Quinta Parte.

755 – COMO SE DÁ QUE NO SEIO DA CIVILIZAÇÃO MAIS AVANÇADA SE ENCONTREM SERES ALGUMAS VEZES TÃO CRUÉIS QUANTO OS SELVAGENS?

- Como sobre uma árvore carregada de bons frutos, encontram-se os que não chegam a termo. São, se o queres, selvagens que não têm da civilização senão o verniz, lobos perdidos no meio das ovelhas. Espíritos de uma ordem inferior e muito atrasados, podem se encarnar entre os homens avançados, na esperança de eles mesmos avançarem. Mas se a prova é muito penosa, a natureza primitiva os domina.

756 – A SOCIEDADE DOS HOMENS DE BEM ESTARÁ, UM DIA, LIVRE DOS SERES MALFAZEJOS?

- A Humanidade progride. Esses homens, dominados pelo instinto do mal, e que estão deslocados entre as pessoas de bem, desaparecerão pouco a pouco, como o mau grão se separa do bom, depois que este é selecionado, mas para renascer sob um outro envoltório, e como terão mais experiência, compreenderão melhor o bem e o mal. Tens um exemplo nas plantas e nos animais que o homem encontrou meios de aperfeiçoar, e nos quais ele desenvolve qualidades novas. Pois bem! Não é senão depois de várias gerações que o aperfeiçoamento se torna completo. É a imagem das diferentes existências do home

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: