quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO V


IV – LEI DE CONSERVAÇÃO


MEIOS DE CONSERVAÇÃO

Duzentéssima Quadragésima Terceira Parte.

708 – NÃO HÁ SITUAÇÕES EM QUE OS MEIOS DE EXISTÊNCIA NÃO DEPENDEM DE MODO ALGUM, DA VONTADE DO HOMEM, E ONDE A PRIVAÇÃO DO NECESSÁRIO, O MAIS IMPERIOSO, É UMA CONSEQÜÊNCIA DA FORÇA DAS COISAS?

- É uma prova, freqüentemente cruel, que deve suportar, e à qual ele sabia que estaria exposto. Seu mérito está em sua submissão a vontade de DEUS, se sua inteligência não lhe fornece nenhum meio de se livrar dos empecilhos. Se a morte o deve alcançar, deve submeter-se a ela, sem murmurar e pensando que a hora da verdadeira libertação chegou e que o desespero do último momento pode fazê-lo perder o fruto de sua resignação.

709 – OS QUE EM CERTAS SITUAÇÕES CRÍTICAS ACHAM-SE FORÇADOS A SACRIFICAREM SEUS SEMELHANTES PARA SE NUTRIREM, COMETEM UM CRIME? SE HÁ CRIME, ELE É ATENUADO PELA NECESSIDADE DE VIVER QUE LHES DÁ O INSTINTO DE CONSERVAÇÃO?

- Já respondi dizendo que há maior mérito em suportar todas as provas da vida com coragem e abnegação. Há homicídio e crime de lesa-natureza, falta que deve ser duplamente punida.

710 – NOS MUNDOS EM QUE A ORGANIZAÇÃO É MAIS DEPURADA, OS SERES VIVOS TÊM NECESSIDADE DE ALIMENTAÇÃO?

- Sim, mas seus alimentos estão em relação com sua natureza. Esses alimentos não seriam bastante substanciais para vossos estômagos grosseiros e, da mesma forma, eles não poderiam digerir os vossos.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: