LIVRO TERCEIRO
AS LEIS MORAIS
CAPÍTULO IV
III – LEI DE REPRODUÇÃO
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS
Duzentéssima Trigésima Sétima Parte.
690 – SOB O PONTO DE VISTA PURAMENTE FÍSICO, OS CORPOS DA RAÇA ATUAL SÃO UMA CRIAÇÃO ESPECIAL OU PROCEDEM DOS CORPOS PRIMITIVOS POR VIA DE REPRODUÇÃO?
- A origem das raças se perde na noite dos tempos, mas como pertencem todas à grande família humana, qualquer que seja a estirpe primitiva de cada uma, elas puderam se misturar entre si e produzir novos tipos.
691 – QUAL É, DO PONTO DE VISTA FÍSICO, O CARÁTER DISTINTIVO E DOMINANTE DAS RAÇAS PRIMITIVAS?
- Desenvolvimento da força bruta em detrimento da força intelectual. Atualmente é o contrário: o homem faz mais pela inteligência que pela força do corpo e, portanto, faz cem vezes mais porque soube tirar proveito das forças da Natureza, o que não fazem os animais.
692 – O APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS ANIMAIS E VEGETAIS, PELA CIÊNCIA, É CONTRÁRIO À LEI NATURAL? SERIA MAIS CONFORME COM ESSA LEI DEIXAR AS COISAS SEGUIREM SEU CURSO NORMAL?
- Dever-se fazer tudo para alcançar a perfeição, e o próprio homem é um instrumento do qual DEUS se serve para alcançar seus fins. A perfeição, sendo o objetivo para o qual tende a Natureza, favorecê-la e corresponder a essa finalidade.
- MAS O HOMEM, GERALMENTE, NÃO SE ESFORÇA PELO MELHORAMENTO DAS RAÇAS, SENÃO POR UM SENTIMENTO PESSOAL E NÃO TEM OUTRO OBJETIVO SENÃO O AUMENTO DE SEUS PRAZERES; ISSO NÃO DIMINUI SEU MÉRITO?
- Que importa que seu mérito seja nulo, contanto que o progresso se faça? Está nele tornar seu trabalho meritório pela intenção. Aliás, pelo seu trabalho, exercita e desenvolve sua inteligência, e é sob esse aspecto que ele mais aproveita.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário