domingo, 17 de outubro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO III

II – LEI DO TRABALHO

NECESSIDADE DO TRABALHO

Duzentéssima Trigésima Terceira Parte.

674 – A NECESSIDADE DO TRABALHO É UMA LEI DA NATUREZA?

- O trabalho é uma Lei natural, por isso mesmo é uma necessidade e a civilização obriga o homem a trabalhar mais porque aumenta suas necessidades e seus prazeres.

675 – NÃO SE DEVE ENTENDER PELO TRABALHO SENÃO A\S OCUPAÇÕES MATERIAIS?

- Não. O Espírito trabalha como o corpo. Toda ocupação útil é um trabalho.

678 – POR QUE O TRABALHO É IMPOSTO AO HOMEM?

- É uma conseqüência de sua natureza corporal. É uma expiação e, ao mesmo tempo, um meio e aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência. Por isso, ele não deve seu sustento, sua segurança e seu bem-estar senão ao seu trabalho e à sua atividade. Aquele que é muito fraco de corpo DEUS deu a inteligência para isso suprir, mas é sempre um trabalho.

677 – POR QUE A PRÓPRIA NATUREZA PROVÊ TODAS AS NECESSIDADES DOS ANIMAIS?

- Tudo trabalha na Natureza. Os animais trabalham como tu, mas seu trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado de sua conservação, eis por que, entre eles, o trabalho não conduz ao progresso enquanto que, no homem, ele tem um duplo fim: a conservação do corpo e o desenvolvimento do pensamento, que é também uma necessidade e que o eleva acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais é limitado ao cuidado de sua conservação, entendo ao fim a que se propõem trabalhando; mas eles são, inconscientemente, e tudo provendo de suas necessidades materiais, agentes que secundam os desígnios do CRIADOR, e seu trabalho não concorrem menos ao objetivo final da Natureza, se bem que, muito freqüentemente, não descobris o resultado imediato.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: