quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO I

A LEI DIVINA OU NATURAL

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL


Duzentéssima Décima Sexta Parte.

622 – DEUS DEU A CERTOS HOMENS A MISSÃO DE REVELAR SUA LEI?

- Sim, certamente. Em todos os tempos, homens receberam essa missão. São os Espíritos Superiores encarnados com o objetivo de fazer a humanidade avançar.

623 – OS QUE PRETENDERAM INSTRUIR OS HOMENS NA LEI DE DEUS NÃO ESTAVAM, ALGUMAS VEZES, ENGANADOS E, FREQÜENTEMENTE, NÃO OS EXTRAVIARAM POR MEIO DOS FALSOS PRINCIPIOS?

- Aqueles que não estando inspirados por DEUS e que se deram, por ambição, uma missão que não tinham, certamente, puderam transviá-los. Entretanto, como em definitivo, eram homens de gênio, no meio mesmo dos erros que eles ensinaram, freqüentemente, se encontram grandes verdades.

624 – QUAL É O CARÁTER DO VERDADEIRO PROFETA?

- O verdadeiro profeta é um homem de bem inspirado por DEUS. Pode-se reconhecê-lo por suas palavras e por suas ações. DEUS não pode se servir da boca do mentiroso para ensinar a verdade.

625 – QUAL É O TIPO MAIS PERFEITO QUE DEUS OFERECEU AO HOMEM PARA LHE SERVIR DE GUIA E DE MODELO?

- Vede JESUS.

(JESUS é para o homem o modelo da perfeição moral da Humanidade pode pretender sobre a Terra. DEUS no-lo oferece como o mais perfeito modelo e doutrina que ensinou é mais pura expressão da sua Lei, porque ele estava animado de Espírito Divino o foi o ser mais puro que apareceu sobre a Terra.)

(Se alguns daqueles que pretenderam instruir o homem na Lei de DEUS, algumas vezes a extraviaram por meio de falsos princípios, foi por se deixarem dominar, eles mesmos, por sentimentos muito terrestre e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com aquelas que regem a vida do corpo. Vários deram como Leis Divinas o que não eram senão leis humanas, criadas para servir às paixões e dominar os homens.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: