terça-feira, 28 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO I

A LEI DIVINA OU NATURAL


CARACTERES DA LEI NATURAL


Duzentéssima Décima Quarta Parte.


614 – QUE SE DEVE ENTENDER POR LEI NATURAL?


- A lei natural é a lei de DEUS e a única verdadeira para a felicidade Fo homem. Ela lhe indica o que deve fazer e o que não deve fazer, e ele não é infeliz senão quando se afasta dela.

615 - A LEI DE DEUS É ETERNA?


- Ela é eterna e imutável quanto o próprio DEUS.


616 – DEUS PRESCREVEU AOS HOMENS, EM UMA ÉPOCA, O QUE LHE PROIBIU EM OUTRA?

- DEUS não pode se enganar. Os homens e que são obrigados a mudar suas leis, porque são imperfeitas. As leis de DEUS são perfeitas. A harmonia que rege o Universo material e o Universo moral está fundada sobre as leis que DEUS estabeleceu para toda a eternidade.

617 – QUE OBJETIVO ABRANGE AS LEIS DIVINAS? CONCERNE-LHES OUTRA COISA QUE A CONDUTA MORAL?

- Todas as leis da Natureza são leis Divinas, porque DEUS é o Autor de todas as coisas. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda as da alma e as pratica.

- É DADO AO HOMEM SE APROFUNDAR EM AMBAS?

- Sim, mas uma só existência não é suficiente.

(Que são, com efeito, alguns anos para adquirir tudo o que constitui o ser perfeito, se não se considere mesmo senão a distância que separa o selvagem do homem civilizado? A mais longa existência possível é insuficiente e, com maior razão, quando ela é breve, como ocorre com a maioria. Entre as Leis Divinas, umas regem o movimento e as relações da matéria bruta: são as Leis Físicas e seu estudo está no domínio da Ciência. Outras concernem especialmente ao homem, em si mesmo e em suas relações com DEUS e com seus semelhantes. Elas compreendem as regras da vida do corpo, como também as Leis da vida da alma: são as eis Morais).

618 – AS LEIS DIVINAS SÃO AS MESMAS PARA TODOS OS MUNDOS?

- A razão diz que elas devem ser apropriadas à Natureza de cada mundo e proporcionais ao grau de adiantamento dos seres que o habitam

(CONTINUA AMANHÃ

Nenhum comentário: