domingo, 26 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO XI


OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

METEMPSICOSE


Duzentéssima Décima Segunda Parte.

(A metempsicose seria verdadeira se entendêssemos por essa palavra a progressão da alma de um estado inferior para um estado superior, onde ela adquirisse desenvolvimento que transformasse sua natureza. Ela, porém, é falsa no sentido de transmigração direta do animal no homem e reciprocamente, o que implicaria a idéia de uma retrogradação ou fusão. Ora essa fusão não podendo ocorrer entre os seres corpóreos das duas espécies é um indicio de que elas estão em graus não assimiláveis e que deve ocorrer o mesmo com os Espíritos que as animam. Se o mesmo Espírito pudesse animá-las alternativamente, seguir-se-ia uma identidade de natureza, que se traduziria pela possibilidade de reprodução material.)

(A reencarnação ensinada pelos Espíritos está fundada, ao contrário, sobre a marcha ascendente da Natureza e sobre a progressão do homem na sua própria espécie, o que não tira nada da sua dignidade. O que o rebaixa é o mau uso que ele faz das faculdades que DEUS lhe deu para seu adiantamento. Qualquer que seja, a antiguidade e a universalidade da doutrina da metempsicose e os homens iminentes que a professaram, provam que o principio da reencarnação tem suas raízes na própria Natureza. Esses são, pois, antes argumentos a seu favor que contrários.)

(O ponto de partida do Espírito é uma dessas questões que se prendem ao principio das coisas e estão no segredo de DEUS. Não é dado ao homem conhecê-las de maneira absoluta, e ele não pode fazer, a esse respeito senão suposições, construir sistemas mais ou menos prováveis. Os próprios Espíritos, estão longe de conhecerem tudo; sobre o que eles não sabem, podem também ter opiniões pessoais mais ou menos sensatas.)

(É assim, por exemplo, que todos não pensam a mesma coisa com respeito às relações que existem entre o homem e os animais. Segundo alguns, o Espírito não alcança o período de humanidade senão depois de ser elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da criação. Segundo outros, o Espírito do homem teria sempre pertencido à raça humana, sem passar pela experiência animal.)

(CONTINUA AMANHÃ)

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