sábado, 18 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM

Duzentéssima Quarta Parte.

592 – SE COMPARARMOS O HOMEM E OS ANIMAIS, COM RESPEITO À INTELIGÊNCIA, A LINHA DEMARCATÓRIA PARECE DIFÍCIL DE SER ESTABELECIDA, PORQUE CERTOS ANIMAIS TÊM, A ESSE RESPEITO, UMA SUPERIORIDADE NOTÓRIA SOBRE CERTOS HOMENS. ESSA LINHA DEMARCATÓRIA PODE SER ESTABELECIDA DE MANEIRA PRECISA?

- Sobre esse ponto vossos filósofos não estão quase nada de acordo. Uns querem que o homem seja um animal, outros que o animal seja um homem; estão todos errados. O homem é um ser à parte que se rebaixa, algumas vezes, muito baixo, ou que pode se elevar bem alto. Fisicamente, o homem é como os animais, e menos dotado que muitos deles. A Natureza lhes deu tudo àquilo que o homem é obrigado a inventar com sua inteligência para suas necessidades e sua conservação. É verdade que seu corpo se destrói como o dos animais, mas seu Espírito tem um destino que só ele pode compreender, porque só ele é completamente livre. Pobres homens, que vos rebaixais abaixo de brutalidade! Não sabes vos distinguir? Reconhecei o homem pelo pensamento de DEUS.

593 – PODE-SE DIZER QUE OS ANIMAIS NÃO AGEM SENÃO PELO INSTINTO?

- Isso é ainda um sistema. É verdade que domina o instinto, na maioria dos animais, mas não vês que agem com uma vontade determinada? É da inteligência, embora limitada.

(Além do instinto, não se pode denegar a certos animais atos combinados que denotam uma vontade de agir com sentido determinado e segundo as circunstâncias. Há, portanto, neles, uma espécie de inteligência, cujo exercício é mais exclusivamente concentrado dobre os meios de satisfazerem suas necessidades físicas e proverem à sua conservação. Entre eles, nenhuma criação, nenhuma melhora. Qualquer que seja a arte que admiremos em seus trabalhos, aquilo que faziam outrora o fazem hoje, nem melhor, nem pior, segundo formas e proporções constantes e invariáveis. O filhote, isolado dos demais de sua espécie, por causa disso não deixa de construir seu ninho com o mesmo modelo, sem ter recebido ensinamento. Se alguns são suscetíveis de uma certa educação, seu desenvolvimento intelectual, sempre fechado em limites estreitos, é devido à ação do homem sobre uma natureza flexível, porque não tem nenhum progresso que lhe seja próprio. Esse progresso é efêmero e puramente individual, porque o animal, entregue a si mesmo, não tarda a retornar para os limites estreitos traçados pela Natureza.)

(CONTINUA AMANHÂ)

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