quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS


1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose.

OS MINERAIS E AS PLANTAS


Duzentéssima Segunda Parte.

585 – QUE PENSAIS DA DIVISÃO DA NATUREZA EM TRÊS REINOS, OU EM DUAS CLASSES: OS SERES ORGÂNICOS E OS SERES INORGÂNICOS? ALGUNS FAZEM DA ESPÉCIE HUMANA UMA QUARTA CLASSE. QUAL DESSAS DIVISÕES É PREFERÍVEL?

- São todas boas, dependendo do ponto de vista. Materialmente, não senão seres orgânicos e seres inorgânicos; sob o ponto de vista mortal há, evidentemente, quatro graus.

(Esses quatro graus têm, com efeito, caracteres nítidos, ainda que seus limites pareçam se confundir. A matéria inerte, que constitui o reino mineral, não tem senão uma força mecânica. As plantas, compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade. Os animais, compostos de matéria inerte e dotados de vitalidade, têm a mais uma espécie de inteligência instintiva, limitada, com a consciência de sua existência e de sua individualidade. O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial,m indefinida, que lhe dá a consciência do futuro, a percepção das coisas extra-materiais e o conhecimento de DEUS.)

586 – AS PLANTAS TÊM CONSCIÊNCIA DE SUA EXISTÊNCIA?

- Não, elas não pensam e não têm senão vida orgânica.

587 – AS PLANTAS EXPERIMENTAM SENSAÇÕES? SOFREM QUANDO MUTILADAS

- As plantas recebem as impressões físicas que agem sobre a matéria, mas não têm percepções e, por conseguinte, não têm sentimentos de dor.

588 – A FORÇA QUE ATRAI AS PLANTAS UMAS PARA AS OUTRAS É INDEPENDENTE DE SUA VONTADE?

- Sim, visto que não pensam. É uma força mecânica da matéria que age sobre a matéria; elas não poderiam se opor.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: