domingo, 12 de setembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO X

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Centésima Nonagésima Oitava Parte.

570 – OS ESPÍRITOS PENETRAM SEMPRE OS DESÍGNIOS QUE ESTÃO ENCARREGADOS DE EXECUTAR?

- Não; há os que são instrumentos cegos, mas outros sabem muito bem com que objetivo agem.

571 – NÃO HÁ SENÃO OS ESPÍRITOS ELEVADOS QUE CUMPREM MISSÕES?

- A importância da missão está em relação com a capacidade e a elevação do Espírito. O estafeta que leva um despacho cumpre também uma missão, mas não é aquela do General.

572 – A MISSÃO DE UM ESPÍRITO LHE É IMPOSTA OU DEPENDE DE SUA VONTADE?

- Ele a pede e fica feliz de obtê-la.

- MESMA MISSÃO PODE SER PEDIDA POR VÁRIOS ESPÍRITOS?

- Sim, freqüentemente, há vários candidatos, mas nem todos são aceitos.

573 – EM QUE CONSISTE A MISSÃO DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS?

- Instruir os homens, ajudar seu progresso, melhorar suas instituições por meios diretos e materiais. Mas as missões são mais ou menos gerais e importantes; aquele que cultiva a terra cumpre uma missão, como aquele que governa ou aquele que instrui. Tudo se encadeia na Natureza; ao mesmo tempo em que o Espírito se depura pela encarnação, ele concorre sob essa forma para o cumprimento dos caminhos da Providência. Cada um tem sua missão neste mundo, posto que cada um pode ser útil para alguma coisa.

574 – QUAL PODE SER A MISSÃO DAS PESSOAS VOLUNTARIAMENTE INÚTEIS SOBRE A TERRA?

- Há efetivamente pessoas que não vivem senão para si mesmas e não sabem se tornar úteis para alguma coisa. São pobres seres que é preciso lamentar, porque expiarão cruelmente sua inutilidade voluntária e seu castigo começa, freqüentemente, desde este mundo, pelo tédio e pelo desgosto da vida.

- VISTO QUE TIVERAM ESCOLHA, PORQUE PREFERIRAM UMA VIDA QUE NÃO PODERIA LHES APROVEITAR ALGUMA COISA?

- Entre os Espíritos há também preguiçosos que recuam diante de uma vida de trabalho. DEUS o permite, pois compreenderão mais tarde, e às suas custas, os inconvenientes de sua inutilidade, e serão os primeiros a pedir para reparar o tempo perdido. Pode ser também que escolheram uma vida mais útil, mas, uma vez na obra, recuam e se deixam arrastar pelas sugestões dos Espíritos que os encorajam à ociosidade.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: