quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Octogésima Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

514 – OS ESPÍRITOS FAMILIARES SÃO OS MESMO ESPÍRITOS SIMPÁTICOS OU ESPÍRITOS PROTETORES?

- Existem diferenças na proteção e na simpatia; daí-lhes o nome que quiserdes. O Espírito familiar é antes o amigo da casa.

(Das explicações acima e das observações feitas sobre a natureza dos Espíritos que se ligam ao homem, pode-se deduzir o que se segue:)

(O Espírito Protetor, anjo guardião ou bom gênio, é aquele que tem por missão seguir o homem na vida e ajudá-lo a progredir. Ele é sempre de uma natureza superior relativamente à do protegido.)

(Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por laços mais ou menos duráveis tendo em vista ser-lhes úteis, no limite de seu poder, freqüentemente bastante limitado. Eles são bons, mas, algumas vezes, pouco avançados e mesmo um pouco levianos. Eles se ocupam, de bom grado, dos detalhes da vida íntima e não agem senão por ordem ou com a permissão dos Espíritos protetores.)

(Os Espíritos simpáticos são os que se sentem atraídos para nós por afeições particulares e uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, no bem como no mal. A duração de suas relações é quase sempre subordinada às circunstâncias.)

(O mau gênio é um Espírito imperfeito ou perverso que se liga ao homem para desviá-lo do bem, e age por sua própria iniciativa e não em virtude de uma missão. Sua tenacidade está em razão do acesso mais ou menos fácil que encontra. O homem está sempre livre para escutar sua voz ou repeli-la.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: