terça-feira, 17 de agosto de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Oitava Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

505 – OS ESPÍRITOS PROTETORES QUE TOMAM NOMES CONHECIDOS, SÃO SEMPRE, REALMENTE, OS DAS PESSOAS QUE USARAM ESSES NOMES?

- Não, mas de Espíritos que lhes são simpáticos e que, freqüentemente, vêm por sua ordem. Precisais de nomes, então, eles toam um que vos inspire confiança. Quando não podeis cumprir uma missão pessoalmente, enviais, vós mesmos, um outro que age em vosso nome.

506 – QUANDO ESTIVERMOS NA VIDA ESPÍRITA, RECONHECEREMOS NOSSO ESPÍRITO PROTETOR?

- Sim, porque, freqüentemente, vós o conhecíeis antes de encarnardes.

507 – OS ESPÍRITOS PROTETORES PERTENCEM TODOS À CLASSE DOS ESPÍRITOS SUPERIORES? PODEM SE ENCONTRAR ENTRE OS MÉDIOS? UM PAI, POR EXEMPLO, PODE VIR A SER UM ESPÍRITO PROTETOR DE SEU FILHO?

- Ele o pode, mas a proteção supõe um certo grau de elevação, um poder ou uma virtude a mais concebida por DEUS. O pai que protege seu filho, pode ser, ele mesmo, assistido por uma Espírito mais elevado.

508 – OS ESPÍRITOS QUE DEIXARAM A TERRA EM BOAS CONDIÇÕES, PODEM SEMPRE PROTEGER OS QUE AMAM E QUE LHES SOBREVIVEM?

- Seu poder é mais ou menos restrito; a posição em que se encontram não lhes deixa sempre a liberdade de agir.

509 – OS HOMENS NO ESTADO SELVAGEM OU DE INFERIORIDADE MORAL, TÊM, IGUAMENTE, SEUS ESPÍRITOS PROTETORES? NESSE CASO, ESSES ESPÍRITOS SÃO DE UMA ORDEM TÃO ELEVASDA QUANTO AQUELES DOS HOMENS MAIS AVANÇADOS?

- Cada homem tem um Espírito que vela por ele, mas as missões são relativas ao seu objetivo. Não dais a uma criança que aprende a ler um professor de filosofia. O progresso do Espírito familiar segue o do Espírito protegido. Tendo vos mesmos um Espírito superior que vela por vós, podeis, a vosso turno, virdes a ser o protetor de um Espírito que vos é inferior, e os progressos que o ajudardes a fazer contribuirão para o vosso adiantamento. DEUS não pede ao Espírito, além do que comportem sua natureza e o grau que alcançou.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: