segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Sétima Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

501 – POR QUE A AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE NOSSA EXISTÊNCIA É OCULTA E POR QUE, QUANDO NOS PROTEGEM, NÃO OFAZEM DE UMA FORMA OSTENSIVA?

- Se contardes com a sua proteção, não agireis por vós mesmos, e vosso Espírito não progredirá. Para que possa avançar lhe é necessária a experiência e é preciso, freqüentemente, que ele a adquira às suas custas; é preciso que exerça suas habilidades, sem isso seria como uma criança que não se permitisse andar sozinha. A ação dos Espíritos que vos querem o bem é sempre regulada de maneira as vos deixar o livre-arbítrio, porque se não tiverdes responsabilidade não avançareis no caminho que vos deve conduzir até DEUS. O homem, não vendo o seu apoio, se entrega às suas próprias forças; seu guia, entretanto, vela por ele e, de tempos em tempos, lhe brada para desconfiar do perigo.

502 – O ESPÍRITO PROTETOR QUE CONSEGUE CONDUZIR SEU PROTEGIDO NO BOM CAMINHO EXPERIMENTA ALGUM BEM PARA SÍ MESMO?

- É um mérito do qual se lhe tem em conta, seja para seu próprio adiantamento, seja por sua alegria. Ele é feliz quando vê seu desvelo coroado de sucesso, triunfando como um preceptor triunfa com o sucesso de seu aluno.

-ELE É REPONSÁVEL SE NÃO TRIUNFAR?

- Não, visto que fez o que dele dependia.

503 – O ESPÍRITO PROTETOR QUE VÊ SEU PROTEGIDO SEGUIR UM MAU CAMINHO, MALGRADO SEUS AVISOS, SOFRE COM ISSO E NÃO LHE É UMA CAUSA DE PERTURBAÇÃO PARA A SUA FELICIDADE?

- Ele sofre por causa de seus erros e lastima. Mas essa aflição não tem as angústias da paternidade terrestre, porque sabe que há remédio para o mal, e que aquilo que não se faz hoje, far-se-á amanhã.

504 – PODEMOS SEMPRE SABER O NOME DO NOSSO ESPÍRITO PROTETOR OU ANJO GUARDIÃO?

- Por que razão quereis saber sobre nomes que não existem para vós? Credes então que não haverá entre os Espíritos senão aquele que conheceis?

- DE QUE MODO INVOCÁ-LO SE NÃO O CONHECEMOS?

- Daí-lhe o nome que quiserdes, o de um Espírito superior pelo qual tendes simpatia ou veneração. Vosso Espírito protetor virá a esse apelo, porque todos os bons Espíritos são irmãos e se assistem entre si.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: