sexta-feira, 2 de julho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA

Centésima Trigésima Terceira Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

IDIOTISMO E LOUCURA

373 – QUAL SERÁ O MÉRITO DA EXISTÊNCIA PARA SERES, COMO OS IDIOTAS EOS CRETINOS, QUE NÃO PODEM FAZER NEM BEM NEM MAL, NÃO PODENDO PROGREDIR?

- É uma expiação imposta ao abuso que fizeram em certas faculdades; é um tempo de prisão.

- UM CORPO DE IDIOTA PODE, ASSIM, ABRIGAR UM ESPÍRITO QUE ANIMOU UM HOMEM DE GÊNIO NA EXISTÊNCIA PRECEDENTE?

- Sim, o gênio, às vezes, torna-se um flagelo quando dele se abusa.

(A superioridade moral não está sempre em razão da superioridade intelectual, e os maiores gênios podem ter muito a expiar; daí resulta, freqüentemente, para eles uma existência inferior à que tiveram e uma causa de sofrimento. Os entraves que o Espírito experimenta em suas manifestações lhe são como as correntes que comprimem os movimentos de um homem vigoroso. Pode-se dizer que o cretino e o idiota são estropiados pelo cérebro, como o é o coxo pelas pernas, o cego pelos olhos.)

374 – O IDIOTA, NO ESTADO DE ESPÍRITO, TEM CONSCIÊNCIA DE SEU ESTADO MORAL?

- Sim, muito freqüentemente; ele compreende que as cadeias que entravam seu vôo são uma prova e uma expiação.

375 – QUAL É A SITUAÇÃO DO ESPÍRITO NA LOUCURA?

- O Espírito, no estado de liberdade, recebe diretamente suas impressões e exerce diretamente sua ação sobre a matéria; encarnado, porém, encontra-se em condições muito diferentes e na contingência de só o fazer com a ajuda de órgãos especiais. Que uma parte ou o conjunto desses órgãos seja alterada, sua ação ou suas impressões, naquilo que concerne a esses órgãos, ficam interrompidas. Se ele perde os olhos, torna-se cego; se perde o ouvido, torna-se surdo, etc. Imagina agora que o órgão que preside aos efeitos da inteligência e da vontade seja parcial ou inteiramente atacado ou modificado, e te será fácil compreender que o Espírito não tendo mais a seu serviço senão órgãos incompletos oi desnaturados, deve lhe resultar uma perturbação, do qual por si mesma e no seu foro íntimo, têm perfeita consciência, mas não é senhor para deter o curso.

- É ENTÃO SEMPRE O CORPO E NÃO O ESPÍRITO QUE ESTÁ DESORGANIZADO?

- Sim, mas é preciso não perder de vista que, do mesmo modo que o Espírito atua sobre a matéria, esta reage sobre ele em uma certa medida, e que o Espírito pode se encontrar momentaneamente impressionado pela alteração dos órgãos pelos quais se manifesta e recebe suas impressões. Pode acontecer que, com o tempo, quando a loucura durou bastante, a repetição dos mesmos atos acabe por ter, sobre o Espírito, uma influência da qual não se livra senão depois de sua completa separação de todas as impressões materiais.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: