quinta-feira, 1 de julho de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA

Centésima Trigésima Segunda Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

IDIOTISMO E LOUCURA

371 – TEM FUNDAMENTO A OPINIÃO SEGUNDO A QUAL OS CRETINOS E OS IDIOTAS TÊM ALMA DE NATUREZA INFERIOR?

- Não, eles têm uma alma humana, muitas vezes mais inteligente do que pensais, e que sofre a insuficiência dos meios de que dispõe para se comunicar, do mesmo modo que o mudo sofre a de não poder falar.

372 – QUAL O OBJETIVO DA PROVIDÊNCIA CRIANDO SERES INFELIZES COMO OS CRETINOS E OS IDIOTAS?

- São os Espíritos em punição, habitando corpos de idiotas. Esses Espíritos sofrem pelo constrangimento que experimentam e pela impossibilidade em que se encontram de se manifestarem por meio de órgãos não desenvolvidos ou desarranjados.

- NÃO É EXATO, ENTÃO, DIZER QUE OS ORGÃOS NÃO TÊM INFLUÊNCIA SOBRE AS FACULDADES?

- Jamais dissemos que os órgãos não tivessem influência. Eles têm uma influência muito grande sobre a manifestação das faculdades, porém não dão as faculdades, e ai está a diferença. Um bom músico com um mau instrumento não fará boas música, e isso não o impedirá que seja um bom músico.

(É necessário distinguir o estado normal do estado patológico. No estado normal, o moral suplanta o obstáculo que lhe opõe a matéria; mas existem casos em que a matéria oferece uma resistência tal que as manifestações são obstadas ou desnaturadas, como na idiotia e na loucura. São casos patológicos e, nesse estado, a alma não gozando de toda a sua liberdade, a própria lei humana a isenta da responsabilidade dos seus atos.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: