CAPÍTULO VII
VIDA ESPÍRITA
Centésima Vigésima Terceira Parte.
RETORNO À VIDA CORPORAL
PRELÚDIOS DO RETORNO
337 – A UNIÃO DO ESPÍRITO COM O CORPO PODE SER IMPOSTA POR DEUS?
- Pode ser imposta, assim como as diferentes provas, sobretudo quando o Espírito não está ainda apto para fazer uma escolha com conhecimento de causa. Como expiação, o Espírito pode ser constrangido a se unir ao corpo de tal criança que, pelo seu nascimento e a posição que terá no mundo, poderá vir a ser para ele um instrumento de castigo.
338 – SE ACONTECESSE QUE VÁRIOS ESPÍRITOS SE APRESENTASSEM PARA UM MESMO CORPO QUE DEVE NASCER, O QUE DECIDIRIA ENTRE ELES?
- Vários podem pedir; nesse caso é DEUS que julga qual deles é o mais capaz para desempenhar a missão à qual a criança está destinada. Mas eu disse: o Espírito é designado antes do instante em que se deve unir ao corpo.
339 – O MOMENTO DA ENCARNAÇÃO É ACOMPANHADO DE UMA PERTURBAÇÃO SEMELHANTE ÀQUELA QUE TEM LUGAR NA DESENCARNAÇÃO?
- Muito maior e sobretudo mais longa. Na morte, o Espírito sai da escravidão; no nascimento entra nela.
340 – O INSTANTE EM QUE O ESPÍRITO DEVE SE ENCARNAR É PARA ELE UM MOMENTO SOLENE? REALIZA ESSE ATO COMO UMA COISA GRAVE E IMPORTANTE?
- É como um viajante que embarca para uma travessia perigosa e não sabe se encontrará a morte nas ondas que enfrenta.
(O viajante que embarca, sabe a que perigos se expõe, mas não sabe se naufragará; é assim com o Espírito; ele conhece o gênero de provas às quais se submete, mas não sabe se sucumbirá.)
(Da mesma forma que a morte do corpo é uma espécie de renascimento para o Espírito, a reencarnação é uma espécie de morte, ou antes, uma espécie de exílio e de clausura. Ele deixa o mundo dos Espíritos pelo mundo corporal, como o homem deixa o mundo corporal pelo mundo dos Espíritos. O Espírito sabe que reencarnará, como o homem sabe que morrerá; mas como esse, ele não tem consciência senão no último momento, quando a hora é chegada.)
(Então, nesse momento supremo, a perturbação se apodera dele, qual no homem em agonia, e essa perturbação persiste até que a nova existência esteja francamente formada. Os prelúdios da reencarnação são uma espécie de agonia para o Espírito.)
(Da mesma forma que a morte do corpo é uma espécie de renascimento para o Espírito, a reencarnação é uma espécie de morte, ou antes, uma espécie de exílio e de clausura. Ele deixa o mundo dos Espíritos pelo mundo corporal, como o homem deixa o mundo corporal pelo mundo dos Espíritos. O Espírito sabe que reencarnará, como o homem sabe que morrerá; mas como esse, ele não tem consciência senão no último momento, quando a hora é chegada.)
(Então, nesse momento supremo, a perturbação se apodera dele, qual no homem em agonia, e essa perturbação persiste até que a nova existência esteja francamente formada. Os prelúdios da reencarnação são uma espécie de agonia para o Espírito.)
(CONTINUA AMANHÃ)
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