segunda-feira, 24 de maio de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Nonagésima Quarta Parte

ENSAIO TEÓRICO SOBRE A SENSAÇÃO NOS ESPÍRITOS

257 – O CORPO É O INSTRUMENTO DA DOR E, SE NÃO É A SUA CAUSA PRIMEIRA, PELO MENOS É A CAUSA IMEDIATA. A ALOMA TEM A PERCEPÇÃO DA DOR, MAS ESTA PERCEPÇÃO É UM EFEITGO. A LEMBRANÇA QUE DELA CONSERVA PODE SER MUITO PENOSA, CONTUDO, NÃO PODE TER AÇÃO FÍSICA. COM EFEITO, NEM O FRIO, NEM O CALOR PODEM DESORGANIZAR OS TECIDOS DA ALMA E ESTA NÃO PODE GELAR-SE NEM QUEIMAR-SE. NÃO VEMOS, TODOS OS DIAS, A LEMBRANÇA OU A APREENSÃO DE UM MAL FÍSICO PRODUZIR EFEITOS TÃO REAIS E OCASIONAR MESMO A MORTE?

TODO O MUNDO SABE QUE AS PESSOAS AMPUTADAS SENTEM DOR NO MEMBRO QUE NÃO EXISTE MAIS. SEGURAMENTE, NÃO É NESSE MEMBRO QUE ESTÁ A SEDE OU O PONTO DE PARTIDA DA DOR; APENAS O CÉREBRO CONSERVOU A IMPRESSÃO DA DOR. PODE-SE, POIS, CRER QUE HÁ ALGUMA COISA DE ANALOGIA COM OS SOFRIMENTOS DO ESPÍRITO DEPOIS DA MORTE. UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO DO PERISPÍRITO, QUE DESEMPENHA UM PAPEL MUITO IMPORTANTE EM TODOS OS FENÔMENOS ESPIRITAS, COMO AS APARIÇÕES VAPOROSAS OU TANGÍVEIS, O ESTADO DO ESPÍRITO NO MOMENTO DA MORTE, A IDÉIA TÃO FREQÜENTE DE QUE AINDA ESTÁ VIVO, O QUADRO TÃO COMOVENTE DOS SUÍCIDAS, DOS SUPLICIADOS, DOS QUE SE DEIXARAM ABSORVEREM NOS PRAZERES MATERIAIS, E TANTOS OUTROS FASTOS, VIERAM FAZER LUZ SOBRE ESSA QUESTÃO E DAR LUGAR ÀS EXPLICAÇÕES QUE DAMOS, AQUI, RESUMIDAS.

O PERISPÍRITO É O LAÇO QUE UNE O ESPÍRITO À MATÉRIA DO CORPO, SENDO TIRADO DO MEIO AMBIENTE, DO FLUIDO UNIVERSAL; CONTÉM, AO MESMO TEMPO, ELETRICIDADE, FLUIDO MAGNÉTICO E, ATÉ CERTO PONTO, A MATÉRIA INERTE. PODER-SE-IA DIZER QUE É A QUINTESSÊNCIA DA MATÉRIA, O PRINCÍPIO DA VIDA ORGÂNICA, MAS NÃO DA VIDA INTELECTUAL, PORQUE ESTA ESTÁ NO ESPÍRITO. É, ALÉM DISSO, O AGENTE DAS SENSAÇÕES EXTERNAS. NO CORPO, ESSAS SENSAÇÕES ESTÃO LOCALIZADAS PELOS ORGÃOS QUE LHES SERVEM DE CANAIS. DESTRUIDO O CORPO, AS SENSAÇÕES FICAM GENERALIZADAS.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: