sexta-feira, 21 de maio de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Nonagésima Primeira Parte

PERCEPÇÕES, SENSAÇÕES E SOFRIMENTOS DOS ESPÍRITOS

245 – A VISÃO DOS ESPÍRITOS É CIRCUNSCRITA COMO NOS SERES CORPÓREOS?

- Não, ela reside nele.

246 – OS ESPÍRITOS TÊM NECESSIDADE DA LUZ PARA VER?

- Vêem por si mesmos, não tem necessidade da luz exterior; para eles não há trevas, a não ser aquelas em que se encontram por expiação.

247 – OS ESPÍRITOS TÊM NECESSIDADE DE SE TRANSPORTAREM PARA VER DOIS LUGARES DIFERENTES? PODEM, POR EXEMPLO, VER SIMULTANEAMENTE OS DOIS HEMISFÉRIOS DO GLOBO?

- Como o Espírito se transporta com a rapidez do pensamento, pode-se dizer que vê tudo a uma só vez; seu pensamento pode irradiar e se dirigir, ao mesmo tempo, sobre vários pontos diferentes. Esta faculdade depende de sua pureza; quanto menos puro ele for, mais sua visão é limitada; somente os Espíritos superiores podem ter visão de conjunto.

(A faculdade de ver, nos Espíritos, é uma propriedade inerente à sua natureza e que reside em todo o seu ser, como a luz reside em todas as partes de um corpo luminoso; É uma espécie de lucidez universal que se estende a, envolve, a uma só vez, o espaço, o tempo e as coisas e para a qual não há trevas nem obstáculos materiais. Compreende-se que deve ser assim; no homem a visão se realiza através do funcionamento de um órgão impressionado pela luz, e sem a luz ele fica na obscuridade. No Espírito a faculdade de ver sendo um atributo próprio, abstração feita de todo agente exterior, a visão é independente da Luz (Veja-se: OBQÜIDADE, nº 92)

248 – O ESPÍRITO VÊ AS COISAS TÃO DISTINTAMENTE COMO NÓS?

- Mais distintamente, porque sua visão penetra aquilo que não podeis penetrar; nada a obscurece.

249 – O ESPÍRITO PERCEBE OS SONS?

- Sim, e percebe até mesmo o que os vossos sentidos obtusos não podem perceber.

- A FACULDADE DE OUVIR, COMO A DE VER, ESTÁ EM TODO O SEU SER?

- Todas as percepções são atributos do Espírito e fazem parte do seu ser. Quando está revestido de um corpo material, eles não lhe chegam senão por um canal de órgãos; mas no estado de liberdade, não estão mais localizados.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: