segunda-feira, 17 de maio de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Octogésima Sétima Parte

1. Espíritos Errantes – 2. Mundos Transitórios – 3. Percepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos – 4. Ensaio Teórico Sobre a Sensação nos Espíritos – 5. Escolha das Provas – 6. Relações do Além-Túmulo – 7. Relações Simpáticas e Antipáticas dos Espíritos – 8. Lembranças da Existência Corpora – 9. Comemoração dos Mortos. Funerais.

ESPÍRITOS ERRANTES

228 – OS ESPÍRITOS CONSERVAM ALGUMAS DAS PAIXÕES HUMANAS?

- Os Espíritos elevados, perdendo o seu envoltório físico, deixam as más paixões e só guardam as do bem; quanto aos Espíritos inferiores, conservam-nas, pois, de outra forma, seriam de primeira ordem.

229 – POR QUE OS ESPÍRITOS, DEIXANDO A TERRA, NÃO DEIXAM NELA TODAS AS SUAS PAIXÕES, UMA VEZ QUE ELES VÊEM OS SEUS INCONVENIENTES?

- Tens neste mundo pessoas que são excessivamente invejosas; acreditas que, mal o deixam, perdem os seus defeitos? Depois de sua partida da Terra, sobretudo para aqueles que têm paixões bem acentuadas, resta uma espécie de atmosfera que os envolve e conserva todas as suas coisas más, porque o Espírito não está inteiramente desprendido; só por momentos vê a verdade, como para lhe mostrar o bom caminho.

230 - O ESPÍRITO PROGRIDE NO ESTADO ERRANTE?

- Pode melhorar-se muito, sempre segundo a sua vontade e o seu desejo; mas é na existência corporal que ele pôe em prática as novas idéias que adquiriu.

231 – OS ESPÍRITOS ERRANTES SÃO FELIZES OU INFELIZES?

- Mais ou menos de acordo com os seus méritos. Sofrem as paixões cuja essência conservaram, ou são felizes segundo eles sejam mais ou menos desmaterializados. No estado errante, o Espírito entrevê o que lhe falta para ser mais feliz e procura os meios para alcançar a felicidade; mais não lhe é sempre permitido reencarnar-se como seria do seu agrado, e isso, então, lhe é uma punição.

232 – NO ESTADO ERRANTE, PODEM OS ESPÍRITOS IR PARA TODOS OS MUNDOS?

- Conforme. Quando o Espírito deixa o corpo, ele não está, por isso, completamente liberto da matéria e pertence ainda ao mundo onde viveu ou a um mundo do mesmo grau, a menos que, durante a sua vida ele se tenha elevado; e deve ser esse seu objetivo, pois, caso contrário não se aperfeiçoará jamais. Ele pode, entretanto, ir a certos mundos superiores, mas nesse caso, aí é como um estranho; não faz, por assim dizer, mais do que os entrever, e é isso que lhe dá o desejo de se melhorar, para ser digno da felicidade que neles se desfruta e poder habitá-los mais tarde.

233 – OS ESPÍRITOS JÁ DEPURADOS VÃO AOS MUNDOS INFERIORES?

- Eles vão freqüentemente para ajudar o seu progresso; sem isso esses mundos estariam entregues a si mesmos, sem guias para dirigi-los.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: