LIVRO SEGUNDO
CAPÍTULO IV
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
IDÉIAS INATAS
CAPÍTULO IV
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
IDÉIAS INATAS
Setuagésimo Quarta Parte
218 = O ESPÍRITO ENCARNADO CONSERVA ALGUM TRAÇO DAS PERCEPÇÕES QUE TEVE E DOS CONHECIMENTOS QUE ADQUIRIU NAS SUAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES ?
- Resta-lhe uma vaga lembrança que lhe dá o que se chama de idéias inatas.
- A TEORIA DAS IDÉIAS INATAS NÃO É, POIS, UMA QUIMERA ?
- Não, os conhecimentos adquiridos em cada existência não se
Perdem. Libertado da matéria, o Espírito os conserva. Durante a encarnação ele pode esquecê-los em parte momentaneamente, mas a intuição que deles guarda ajuda o seu adiantamento. Sem isso, deveria sempre recomeçar.
Perdem. Libertado da matéria, o Espírito os conserva. Durante a encarnação ele pode esquecê-los em parte momentaneamente, mas a intuição que deles guarda ajuda o seu adiantamento. Sem isso, deveria sempre recomeçar.
- O Espírito parte, em cada nova existência, do ponto que chegou na existência anterior.
- DEVE HAVER, ASSIM, UMA GRANDE CONEXÃO ENTRE DUAS EXISTÊNCIAS SUCESSIVAS ?
- Nem sempre tão grande como poderias supor, porque as posições, freqüentemente, são bem diferentes e, no intervalo, o Espírito pode ter progredido (Pergunta 216).
219 = QUAL É A ORIGEM DAS FACULDADES EXTRAORDINÁRIAS DE INDIVIDUOS QUE, SEM ESTUDO PRÉVIO, PARECEM TER A INTUIÇÃO DE CERTOS CONHECIMENTOS, COMO AS LINGUAS, O CÁLCULO, ETC. ?
- Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas do qual não tem consciência. De onde queres que elas venham? O corpo muda, mas o Espírito não muda, embora troque de vestimenta.
220 = EM MUDANDO DE CORPO PODEM PERDER-SE CERTAS FACULDADES INTELECTUAIS, DEIXANDO-SE DE TER, POR EXEMPLO, O GOSTO PELAS ARTES ?
- Sim, se conspurcou essa inteligência ou se fez dela um mau emprego. Ademais, uma faculdade pode permanecer adormecida durante uma existência, porque o Espírito veio para exercitar uma outra que com ela não tem relação; então, ela fica em estado latente para ressurgir mais tarde.
221 = É UMA LEMBRANÇA RETROPESCTIVA QUE O HOMEM DEVE, MESMO NO ESTADO SELVAGEM, O SENTIMENTO INSTINTIVO DA EXISTÊNCIA DE DEUS E O PRESSENTIMENTO DA VIDA FUTURA ?
- É uma lembrança que ele conserva daquilo que sabia como Espírito antes de encarnar; mas o orgulho sufoca, muitas vezes, esse sentimento.
- É A ESSA LEMBRANÇA QUE SE DEVEM CERTAS CRENÇAS RELATIVAS À DOUTRINA ESPÍRITA, E QUE SE REGISTRAM EM TODOS OS POVOS ?
- Esta Doutrina é tão antiga como o mundo; por isso, encontramo-la por toda a parte, sendo uma prova que é verdadeira. O Espírito encarnado, conservando a intuição do seu estado como Espírito, tem consciência instintiva do mundo invisível, porém, muitas vezes, os preconceitos falseiam essa idéia e a ignorância a mistura com a superstição.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário