sexta-feira, 12 de março de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ORIGEM E NATUREZA DOS ESPÍRITOS

Vigésima Quinta Parte

80 – A CRIAÇÃO DOS ESPÍRITOS É PERMANENTE, OU SÓ OCORREU NA ORIGEM DOS TEMPOS?

- É permanente; quer dizer, DEUS não cessou jamais de criar.

81 – OS ESPÍRITOS SE FORMAM ESPONTANEAMENTE OU PROCEDEM UNS DOS OUTROS?

- DEUS os cria, como a todas as outras criaturas, por sua vontade; mas, ainda uma vez, a origem deles é mistério.

82 – É EXATO DIZER-SE QUE OS ESPÍRITOS SÃO IMATERIAIS?

- Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem insuficiente? Pode um cego de nascimento definir a luz? Imaterial não é o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que sendo o Espírito uma criação, deve ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que não pode ser percebida pelos vossos sentidos.

(Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque sua essência difere de tudo que o conhecemos sob o nome de matéria. Uma comunidade de cegos não teria termos para definir a luz e seus efeitos. Um cego de nascença crê possuir todas as percepções pelo ouvido, o odor, o gosto e o tato; ele não compreende as idéias que lhe dariam o sentido que lhe falta. Da mesma forma, com relação da essência dos seres sobre-humanos somos verdadeiros cegos. Não podemos definir senão por comparações sempre imperfeitas ou por um esforço de nossa imaginação.)

83 – OS ESPÍRITOS TÊM FIM? COMPREENDE-SE QUE O PRINCIPIO DE ONDE ELES EMANAM SEJA ETERNO, MAS O QUE PERGUNTAMOS É SE SUA INDIVIDUALIDADE TEM UM TERMO E SE, NUM TEMPO DADO, MAIS OU MENOS LONGO, O ELEMENTO DE QUE SÃO FORMADOS NÃO SE DISSEMINA E NÃO RETORNA À MASSA DONDE SAIU COMO OCORRE COM OS CORPOS MATERIAIS. É DIFICIL DE CONCEBER-SE QUE UMA COISA QUE TEVE COMEÇO, POSSA NÃO TER FIM.

- Existem coisas que não compreendeis porque a vossa inteligência é limitada e isso não é razão para que as rejeiteis. A criança não compreende tudo o que seu pai compreende, nem o ignorante tudo o que o sábio compreende.

Dissemos que a existência do Espírito não tem fim; é tudo o que podemos dizer, por enquanto.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: